Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
14:24:16
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

03/07/2018 às 15:00

Os gatos e os russos

Redação Leiagora

Na Rússia, 59% da população possui ao menos um gato em casa. É o que diz uma pesquisa do instituto Dalia publicada em 2017. E a paixão pelos felinos não param por aí. Os russos acreditam que os gatos trazem amor e energia positivas para um lar. Lá, 1º de março é o dia nacional do gato e a cidade com mais homenagens aos felinos é São Petersburgo.

Essa obsessão vem da segunda guerra mundial. Durante o cerco nazista, a comida começou a faltar e a população de São Petersburgo começou comer seus próprios gatos para não morrer de fome. Já os gatos que sobreviveram ajudaram a combater a invasão de ratos na cidade sitiada, evitando a transmissão de doenças. Hoje em dias eles são os primeiros a entrarem em casa quando os russos se mudam, já que a superstição diz que eles devem ir na frente dos tutores para afugentar maus espíritos.

O Museu Nacional de Hermitage, localizado na cidade, também possui seus gatos de estimação. Antes de ser um museu, o local era um palácio, e os gatos passaram a morar ali no século 18. Hoje, os felinos são mantidos nas dependências para caçar ratos no porão da propriedade. Cada um é identificado com seu passaporte, possuindo também cartão veterinário e o direito de circular por algumas sessões específicas do museu. São conhecidos como Gatos de Hermitage e o local venderá souvenirs dos felinos. Quando o museu tem mais de 50 gatos é tradição que seja feita uma doação de alguns animais, e novo tutor recebe o certificado de ?Proprietário de um Gato de Hermitage?.

É nesse local também que vive o gato vidente da Copa do Mundo. Aquiles foi escolhido como ?palpiteiro oficial? e previu o time vencedor de cinco partidas: Rússia x Arábia Saudita, Irã x Marrocos, Rússia x Egito e Brasil x Costa Rica. Porém o gato errou o resultado de Argentina x Nigéria, apontando que o time africano seria campeão, o que não ocorreu. Aquiles é branco e surdo e, para dar seu palpite, ele escolhe entre dois potes de comida identificados com as seleções que irão jogar. Aquiles não está prevendo o resultado de todos os jogos, e ainda não tem palpite para as partidas desta semana.

Imagem destacada: Foto do gato Aquiles por AFP.

Por Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet