Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:11:07
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

03/07/2018 às 13:00

Inscrições para o Encceja Exterior se encerram no próximo dia 9

Maisa Martinelli

Brasileiros que vivem no exterior e não puderam concluir seus estudos na idade padrão terão uma nova chance de regularizar a situação. Uma nova edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) está com as inscrições abertas.

O exame, criado em 2001, visa dar a oportunidade para pessoas que moram no Brasil ou em outros países colocarem os estudos em dia. A aprovação na prova garante um certificado de conclusão de ensino.

As provas estão previstas para acontecer dia 16 setembro, e terão 30 questões de múltipla escolha de áreas como Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, para quem for concluir o Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, o exame terá questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática, Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas.

O exame é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, e realizado com o apoio de representações diplomáticas brasileiras no mundo. No site do Inep há material disponível para estudo. Os consulados também oferecem cursos preparatórios.

No ano passado, mais de 1,4 mil brasileiros se inscreveram para realizar o Encceja. Esse ano, o exame será realizado em 12 países, com a inclusão das cidades de Roma (Itália) e Roterdã (Holanda).

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de julho e são gratuitas.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet