Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
15:13:15
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

03/07/2018 às 16:03

Cavalhada 2018 em Poconé-MT mantém viva tradição e cativa visitantes

Rafael Costa

Um grande público prestigiou no último domingo, 24 de junho, a tradicional Festa da Cavalhada, na cidade de Poconé (a 120 quilômetros de Cuiabá). Considerada Patrimônio imaterial da cultura pantaneira, a Cavalhada de Poconé foi inserida no folclore brasileiro, na década de 1950. O evento contou com a participação em massa dos munícipes daquela região, além da presença das principais  autoridades políticas do Estado de Mato Grosso.

Trazida ao Brasil pelos padres jesuítas em 1826, para ser integrada a Festa do Divino Espírito Santo, as Cavalhadas são uma representação das lutas travadas entre Cristãos e Mouros, quando o exército muçulmano, depois de conquistar Portugal e Espanha, resolve invadir a França. São várias versões para o surgimento das Cavalhadas.

Em Poconé, se mantém a versão de que a batalha teve início após o sequestro da rainha Moura pelos Cristãos, em troca da conversão dos Mouros ao Cristianismo. Como nenhum dos lados cederam, essa batalha medieval de 732 tem sido retratada, até os tempos atuais, em diversas cidades do Brasil.

Durante a festa, cavalos e cavalheiros ornamentados disputaram a rainha, que fica sobre a guarda do festeiro. O total de cavalheiros participantes são 24, doze do exército mouro, e doze do exército cristão, e mais um auxiliar para cada cavalheiro nomeado de pajem.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet