Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
21:44:00
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

09/07/2018 às 18:00

Você sabe o que é medicina veterinária integrativa?

Redação Leiagora

Assim como a medicina voltada à cura dos seres humanos, a medicina veterinária também possui uma abordagem que procura tratar o paciente levando em conta aspectos físicos, psicológicos e o ambiente onde ele vive. Chamada de medicina veterinária integrativa, ela trata o animal observando suas particularidades, complementando a medicina veterinária convencional.

Andrea Mello, médica veterinária, explica que a ?medicina veterinária integrativa primeiro compreende aquele organismo como um organismo único. E, por ser único, tem que ter um tratamento personalizado?. Dessa forma, o especialista escolhe técnicas diferentes para animais diferentes, adaptando o tratamento. Já a medicina veterinária convencional trabalha com protocolos a serem seguidos para o tratamento de cada doença.

Nas consultas,  os profissionais fazem uma série de perguntas sobre o comportamento do pet, o lugar onde vive e outros animais que convivem com ele. Após compreender a situação, o profissional vai fazer um diagnóstico paralelo ao diagnóstico convencional. As informações apresentadas pelos tutores ajudam a diminui o risco de intoxicações e a escolher a terapia que melhor se aplica ao caso, sem que a consulta custe mais por causa disso. Não quer dizer que o seu bichinho vai receber um tratamento nunca visto antes, mas sim que ele terá mais chances de melhora, já que o médico veterinário o conhece melhor e tem mais informações para escolher a terapia mais adequada.

Para que um médico veterinário possa aplicar essa abordagem é preciso que ele seja formado em uma pós-graduação na área. Além disso, workshops e cursos são oferecidos rotineiramente para que esses profissionais continuem sua formação.

Imagem destacada por Austin Community College Vet Tech Program.

Por Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet