Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:54:59
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

09/07/2018 às 16:30

Aprosoja de MT e 39 instituições do setor do agro manifestam contra a Medida Provisória 832

Redação Leiagora

A Aprosoja/MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso) e mais outras 39 instituições do setor do agro manifestaram contrário a Medida Provisória 832, por meio de uma nota publicada na manhã desta segunda-feira (9), pelo IPA (Instituto Pensar Agro).

O objetivo da nota é reforçar o posicionamento das entidades contra ao tabelamento do frete, segundo o documento, pois o setor está absolutamente indignado com a tentativa do governo federal em aprovar a Medida Provisória (MP) 832. Ainda, conforme a nota, a medida estabelece preço mínimo para o frete rodoviário, por meio de manobras no Congresso Nacional, no qual a Comissão Mista aprovou o texto da MP na última quarta-feira (04). A nota aponta que os números dos impactos do tabelamento, já em vigência desde 30 de maio, nos índices de inflação são provas de que será o resultado desta medida.

O texto demonstra a preocupação dos produtores quanto a atual safra de milho e o alerta para a futura safra de soja, 2018/2019 em que falta fertilizantes, apontando que ?o pior ainda está por vir. A safra de grãos 2018/19 precisa ser plantada, por força de um calendário climático, entre setembro e novembro deste ano. Não se faz uma safra de mais de 200 milhões toneladas sem fertilizantes. O tabelamento do frete não só impediu o produtor rural de comprar fertilizantes no calendário correto, como também está impondo custos muito mais altos?. Para ler a nota na íntegra, clique aqui.

   

Por Laura Arruda

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet