Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
13:01:37
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

10/07/2018 às 14:00

AgroMT: Criadores de Nelore promoveram eventos de ?elite? em Cuiabá

Redação Leiagora

Durante o evento AgroMT, em Cuiabá/MT, os criadores de Nelore da ACNMT (Associação de Criadores Nelore de Mato Grosso) promoveram dois importantes encontros do setor do agro e considerados como eventos de ?elite?, sendo eles o Julgamento em Campo e o Leilão Quality. Os eventos têm a finalidade de impulsionar a qualidade genética do rebanho de Mato Grosso e incrementar o mercado de produção de carne.

O primeiro deles consiste no Julgamento a Campo, que aconteceu no último domingo (8), onde reuniu-se produtores de todo o estado, com seus animais de 07 meses e zero dias a 24 meses e zero dias, P.O. (puro de origem) e L.A. (livro aberto), macho e fêmea, nelore e nelore mocho. O Julgamento a campo é um tipo de prova em que a equipe avaliadora estipula um peso limite para aos animais a partir de uma tabela técnica. O julgamento busca chegar nos melhores reprodutores, e com isso à equipe técnica avaliou três itens principais, sendo eles a funcionalidade (reprodução), carcaça e performance racial (modelo nelore ? orelha, barbela, cupim, pelo, pele, etc).

Já o Leilão Quality aconteceu ontem (9), durante a abertura do AgroMT, com objetivo de agregar avanços à cadeia produtiva. O leilão é um evento para comercializar animais de 07 a 24 meses, macho e fêmea, nelore ou cruzamento com nelore, que sejam estritamente gados comerciais. Esse evento é diferenciado porque um técnico da ACNMT vai à fazenda dos criadores e separa os animais para a venda. E, isso significa que apenas os melhores participaram do leilão, já que a proposta é manter o padrão de excelência em Mato Grosso. Vale destacar que Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil, com cerca de 30 milhões de animais, no qual 80% são da raça nelore.

   

Por Laura Arruda

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet