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10/07/2018 às 16:00

Cuiabá/MT: Populares recebem programa de educação preventiva em combate à poluição sonora

Redação Leiagora

Durante o primeiro semestre de 2018, mais de 3,5 mil atendimentos foram registrados na Secretaria Municipal de Ordem Pública, em Cuiabá/MT. Os processos são atendidos pelas equipes de combate à Poluição Sonora, por meio da ferramenta Disque Silêncio, que é requisitado para comunicar qualquer tipo de incômodo do sossego público. Ainda de acordo com a base de levantamentos da Gerência de Fiscalização Ambiental e Combate à Poluição Sonora, por mês são realizadas cerca de 292 vistorias in loco e 73 atendimentos por semana.

[caption id="attachment_24043" align="alignleft" width="447"]poluição sonora Foto: Pixabay / poluição sonora[/caption]

Segundo a Secretaria o objetivo é intensificar o trabalho com as equipes para que a convivência entre os munícipes se se torne mais pacífica. Os locais podem ser confinados, como bares, boates, restaurantes, salões de festas, templos religiosos, indústrias, estabelecimentos comerciais, carro de som, publicidade ou até mesmo obras. Para o secretário da pasta, Leovaldo Sales, é não basta punir pois é preciso conscientizar a população e buscar soluções de enfrentamento. ?A melhor maneira de minimizar os impactos causados pelo excesso de ruído é por meio da educação preventiva?, afirma.

O atendimento de plantonista no período noturno, de quarta a domingo é por meio do contato (65) 99341-3000, a partir das 22h até 03h do dia seguinte. Aos sábados, duas equipes ficam submetidas ao atendimento, uma para atender as regiões sul e Leste e outra equipe para região norte e oeste. O telefone para acionar o serviço é o (65) 99322-5050. Após a apresentação da denúncia, os respectivos departamentos abrem procedimentos administrativos para averiguação e providências dos autos.

Para denunciar a pasta possui outras opções, tais como os telefones (65) 3616-9614/9637/9690, em horário comercial. Vale destacar que a ação precisa de informações tais como o endereço completo do estabelecimento que está provocando o incômodo, o horário de maior incidência de barulho e o tipo de atividade que ele exerce. O denunciante também deve identificar-se com nome completo, endereço e telefone. Os dados pessoais são guardados sob sigilo e não são divulgados.

   

Por Laura Arruda

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