Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
01:29:23
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

11/07/2018 às 07:18

Entre as hepatites, 59% dos casos registrados em MT é do tipo "B"

Redação Leiagora

Segundo dados do Ministério da Saúde, 12.979 casos de hepatites virais foram registrados em Mato Grosso, ao longo de 19 anos. Na última semana o MS divulgou esses números durante o lançamento do plano feito pelo governo federal que tem parceria com os estados brasileiros e municípios, o objetivo que até 2030, o Brasil não tenha nenhum caso de hepatite C.

Dos números apresentados pela MS, cerca de 59% (7.674 casos em MT) deles são de casos de hepatite A. Os registros de hepatite vem logo em seguida em Mato Grosso, somando 3.827, a C atingiu 1.424 pessoas. Um pouco menos conhecida, a hepatite D tiveram alguns casos registrados, ao todo 54.

Mortes O Ministério da Saúde ainda divulgou os números de mortes registradas por conta da doença. Foram 402 óbitos em todo o estado de Mato Grosso, do ano 2000 e 2016. Os números sobe um pouco quando a morte se associa com motivos, complicação do quadro de saúde por conta da hepatite, neste caso o número é 654 mortes confirmadas.
Tipos de hepatite Por ser uma doença viral, existe várias maneiras de ser contrair a hepatite, independente de qual tipo. A tipo "A" é transmitida por fezes, o contato mão contaminada de fezes com a boca. A água e alimentos contaminados também podem ser um fatores culminantes para se contrair a hepatite A.

Os tipo "B" e "C" são contraídos por relações sexuais feitas sem uso de contraceptivos (preservativo) ou até mesmo, por compartilhar seringa, agulha.

A tipo "D" pouco menos conhecida e por ser transmitida pelo sangue, os cuidados tomados devem ser os mesmos para evitar o tipo "B" e "C". As gestantes, mães que estejam infectada com o vírus e, amamentando, pode contaminar o bebê por meio da amamentação ou até mesmo pelo parto.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet