Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
12:30:23
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

14/07/2018 às 17:00

OMS oferece cursos gratuitos para profissionais de emergência em saúde

Maisa Martinelli

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está oferecendo mais de 30 vagas de cursos online e gratuitos para profissionais que atuam em crises. O objetivo é melhorar o atendimento de pessoas em situações de emergência. Para isso, as formações serão divididas em quatro canais temáticos: epidemias e pandemias, resposta, habilidades sociais de comunicação e mobilização, e trabalho de campo.

A OpenWHO (nome original em inglês), que foi lançada em junho do ano passado, já recebeu mais de 25 mil inscrições de pessoas oriundas de mais de 190 países e territórios. A maioria dos alunos é da Índia, Nigéria e Estados Unidos. A parceria com a ONG Tradutores Sem Fronteiras permite que a OMS traduza os conteúdos para mais de 122 idiomas, conforme a necessidade.

As atividades são feitas de forma individualizada, abordando elementos técnicos, operacionais e sociais, que são a chave da resposta epidêmica e pandêmica. Além disso, o estudo possibilita que os estudantes acompanhem as aulas e materiais no seu próprio ritmo. Há 34 formações disponíveis, sendo que as mais procuradas são: Sistema de Gestão de Incidentes, Doenças com propensão a pandemias e epidemias, e Comunicação.

?Queremos estabelecer a plataforma da OMS como uma fonte líder e confiável de informações em saúde pública?, afirma o diretor de gerenciamento de riscos infecciosos da OMS, Sylvie Briand. ?Muitas pessoas morreram por falta de conhecimento. Queremos que esses cursos online ajudem a salvar vidas?, acrescentou.

O sistema da OpenWHO é interativo e permite que até 250 mil alunos acessem os cursos a qualquer momento, sem limite de inscrições. Os materiais podem ser baixados para uso off-line também. O portal está integrado ao meio de comunicação social da OMS (Facebook, Twitter e LinkedIn), e funciona em smartphones, computadores e tablets.

?As principais epidemias que vimos neste século destacaram a necessidade de um sistema que transforme rapidamente o conhecimento científico em ação no campo?, afirmou Gaya Gamhewage, gerente da equipe de Apoio para Respostas da OMS no Departamento de Controle de Riscos Infecciosos.

Segundo a OMS, a propagação de conhecimento é um dos principais meios para lidar com desafios de saúde pública, que foram agravados com a rápida urbanização, degradação ambiental e mudanças climáticas.

Para saber mais sobre a OpenWHO, acesse o link (disponível em inglês e francês).

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet