Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:36:09
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

15/07/2018 às 08:00

Templo de quase mil anos é descoberto no México após terremoto

Maisa Martinelli

Em uma expedição onde arqueólogos estavam examinando uma pirâmide no México para avaliar eventuais danos causados pelo terremoto que atingiu o país em setembro do ano passado, um antigo templo foi descoberto. Acredita-se que ele tenha sido erguido por volta de 1150 d.C., no período da cultura tlahuica, um dos povos astecas que viviam no centro do país.

O templo está situado dentro da pirâmide de Teopanzolco, perto de Cuernavaca, a 70 km da capital mexicana. Foram encontrados um queimador de incenso e cacos de cerâmica no local.

A descoberta aconteceu quando uma equipe do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) escaneava com radar a pirâmide em busca de danos estruturais. Segundo a arqueóloga Barbara Koniecza, o tremor de magnitude 7,1 que afetou o país, que matou 369 pessoas, causou diversos danos a Teopanzolco, em particular dois templos. "A pirâmide sofreu um considerável rearranjo do núcleo de sua estrutura?, afirmou.

Pesquisas apontam que os tlahuica viviam em dezenas de pequenas cidades-estados da região que hoje é o estado de Morelos. Acredita-se que as principais estruturas do sítio arqueológico do local são do século 13, indicando que o templo recém descoberto é anterior a ele. Segundo a arqueóloga, era comum que os tlahuica fizessem construções sobre estruturas antigas.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet