Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
04:41:00
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

15/07/2018 às 18:00

Sinal analógico será desligado em Cuiabá em 30 dias

Redação Leiagora

O sinal analógico de televisão será desligado em Cuiabá no dia 14 de agosto. Até lá, a população deve adquirir antenas e conversores para captar o sinal digital. Esta será a única forma de acompanhar a TV aberta depois do desligamento, que também irá atingir outras cinco cidades da região: Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

O sinal digital promete melhorar a qualidade de som e imagem  da TV aberta, que continuará gratuita para toda a população. As redes de televisão já estão se adaptando, e muitos canais já disponibilizam sua versão digital para os telespectadores. A Seja Digital, órgão responsável por orientar a população nesse momento de transição, afirma que com o desligamento do sinal analógico, será possível ampliar a oferta de serviços de internet móvel 4G.

Os telespectadores que possuem uma TV de tubo precisarão instalar o conversor digital, além de adquirir uma antena que capte o sinal digital. Quem tem uma televisão de tela fina precisa verificar, no manual de instruções ou junto fabricante, se o modelo possui o conversor digital embutido. Os demais modelos já possuem o conversor e, nesses casos, só será necessária a instalação de uma antena que capta o sinal digital. Quem utiliza os serviços de TV por assinatura ou possui uma antena parabólica não precisa fazer as adaptações.

As famílias de baixa renda estão recebendo kits com antenas e conversores, distribuídos pela Seja Digital. Para saber se você tem direito ao kit, ligue gratuitamente para 147 ou acesse sejadigital.com.br/kit. Até o momento, 84 mil famílias de Cuiabá e região já retiraram seus kits. Mais de 600 cidade brasileiras já passaram pela mudança. De acordo com o cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), outros 1300 municípios terão o sinal analógico desligado ainda esse ano.

Imagem destacada: Seja Digital.

Com assessoria da Seja Digital.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet