Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:45:11
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

13/07/2018 às 19:57

Panorama da Saúde: A importância do uso do protetor solar

Redação Leiagora

O Panorama da Saúde de hoje foi até o consultório da dermatologista Éryka Alessandra para tirar algumas dúvidas sobre o uso de protetor solar. Ela lembrou da importância do uso diário do protetor para evitar câncer de pele e queimaduras, destacou também a necessidade de se atentar para as diferenças entre os produtos ofertados no mercado e explicou os tipos de protetor mais indicados para diferentes tipos de pele.

De acordo com a dermatologista, além de se preocupar com a radiação solar, também é preciso se proteger contra a luz visível, comum em ambientes fechados. Essa luz pode acelerar o desenvolvimento de doenças de pele, e também pode ser bloqueada com protetores solares mais modernos. Além disso, ela esclarece, é preciso reaplicar o protetor durante o dia e o tempo entre uma aplicação e outra depende da pessoa. Quem tem sudorese, por exemplo, deve repor o produto com mais frequência.

Uma informação que merece a atenção dos consumidores e o Fator de Proteção Solar (FPS) do produto. Esse número indica em quantas vezes a sua pele está mais protegida em comparação com a pele sem proteção alguma. Dessa forma, um protetor de FPS 30, por exemplo, deixa a pele protegida por 30 vezes mais tempo do que ela estaria naturalmente.

Na entrevista, Éryka lembrou que é preciso levar em conta a cor da pele na hora de comprar o produto. Isso porque a pele de pessoas mais escuras possui mais melanina, que é uma proteção natural contra a radiação do Sol. Já as pessoas de pele mais clara devem tomar mais cuidados pois estão mais expostas e podem se queimar mais facilmente. Para o primeiro grupo, é indicado um protetor do FPS 30, no mínimo. Já para o segundo grupo recomenda-se protetores com FPS 60 ou mais.

Quem tem ou já teve algum problema de pele também pode precisar de um protetor com cor. Segundo a médica, esses produtos possuem pigmentos que formam uma proteção física para a pele, além da proteção química dos produtos convencionais. Os produtos direcionados para crianças também possuem essas barreiras físicas, e por isso são mais indicados para quem ainda não atingiu a fase adulta. ?O uso de protetor solar é recomendado para crianças a partir dos seis meses de vida?, diz a dermatologista. A composição dos protetores para crianças é diferente, já que sua pele é mais sensível.

É interessante lembrar que os protetores para o rosto e para o corpo possuem texturas diferentes, tendo ação hidratante ou o ?toque seco?, dependendo da área para o qual é indicado. Confira a entrevista completa no vídeo.

Por Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet