Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
02:08:28
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

16/07/2018 às 07:39

Período proibitivo de queimadas começa em Mato Grosso

Maisa Martinelli

Teve início neste domingo (15) o período proibitivo de queimadas, que se estende até o dia 15 de outubro, podendo ser prorrogado. Mais de 25 mil focos de incêndio já foram registrados esse ano em todo o país, sendo mais de 5 mil só em Mato Grosso, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre os 10 municípios com mais focos de incêndio registrados no Brasil, seis são de Mato Grosso: Feliz Natal, Nova Maringá, Tangará da Serra, Tabaporã e Gaúcha do Norte. De acordo com o Inpe, do dia 1º de janeiro a 14 de julho, foram notificados 5,2 mil casos de queimada no estado.

A Concessionária Rota do Oeste elaborou um plano de ação com medidas de prevenção e combate a incêndios, a fim de ampliar a segurança da BR-163 e evitar a ocorrência de queimadas e fumaça ao longo do trecho sob concessão.

A empresa dispõe também de equipamentos para combate e controle das chamas, como caminhões-pipa e abafadores em todos os veículos de inspeção na rodovia, além de contar com uma estrutura para acionar o Corpo de Bombeiros de forma mais rápida para atender as ocorrências de grandes proporções.

Neste ano, a Rota do Oeste já atendeu 74 ocorrências, no ano passado, durante o período proibitivo, 268 casos foram registrados.

Além de colocar em risco a segurança de quem trafega pelas estradas, as queimadas causam danos irreparáveis ao meio ambiente, causando a morte de diversas espécies da fauna e flora.

Para denunciar queimadas às margens da rodovia, ligue para a PRF (191) ou Rota do Oeste (0800-065 0163).

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet