Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:09:31
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

16/07/2018 às 16:30

Em Cuiabá-MT: Uso de narguilés em locais públicos abertos e fechados fica proibido

Rafael Costa

Sancionado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e publicada no Diário Eletrônico de Contas que circulou na última sexta-feira (13), entra em vigor a Lei 6.284/2018 que  proíbe a comercialização e o uso de narguilés em locais públicos, abertos ou fechados, em Cuiabá, como praças, áreas de lazer, ginásios e espaços esportivos, escolas, bibliotecas, espaços de exposições e qualquer local onde houver concentração de pessoas.

De acordo com a lei, o uso do narguilé é autorizado apenas em tabacarias ou similares com ambientes específicos para a prática, sendo proibida a permanência e a frequência de menores de 18 anos.

A lei prevê multa de R$ 500 aos proprietários que não advertirem os infratores sobre a proibição. Discrimina ainda que, se necessário, poderá retirando-os do local, se necessário, mediante auxílio de força policial.

"Os estabelecimentos que comercializam o produto, inclusive o fumo e demais componentes para o seu uso, ficam obrigados a solicitar o documento de identidade que comprove a maioridade do comprador", diz trecho da lei.

Conforme a lei, é obrigatório o encaminhamento ao Conselho Tutelar do menor flagrado em local público fazendo uso do narguilé, assim como aplicação de sanções ao dono do estabelecimento comercial, quando o ato for cometido em espaço destinado a tal fim, como as tabacarias, e aos responsáveis do menor.

"Caberá punição por negligência, na forma da lei, aos pais ou responsáveis dos menores infratores reincidentes", diz trecho da publicação.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet