Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
04:45:07
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

17/07/2018 às 07:34

Ex-vereador de Cuiabá é condenado por desvio de verba pública

Rafael Costa

O ex-vereador pela cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, João Emanuel Moreira Lima, foi condenado a mais 11 anos e dois meses de prisão por desvio de verba pública e falsificação de documento. O ex-vereador já cumpre pena no Centro de Custódia da Capital (CCC) por outros crimes. A sentença é assinada pelo juiz Marcos Faleiros da Silva, da 7ª Vara Criminal da capital e proferida na última quinta-feira (12). Na mesma decisão, também foram condenados; Evandro Vieira Stábile (6 anos em regime aberto), Amarildo dos Santos (6 anos em regime semiaberto), Pablo Noberto Dutra (2 anos em regime aberto) e Érica Patrícia Rigotti (8 anos em regime fechado).

A denúncia instaurada pelo Ministério Público Estadual (MPE),  aponta que João Emanuel chefiou uma quadrilha que emprestava dinheiro com agiotas, dando como garantia a entrega de imóveis cuja transferência era feita de forma fraudulenta e desvio de verba da Câmara de Cuiabá.

"O acusado, por conta, da condição de agente público, vereador eleito pelo voto maciço da população cuiabana, gozava de prestígio na sociedade e utilizou sua influência e inteligência para liderar uma organização criminosa que realizava fraudes para obtenção de lucro indevido;", aponta trecho da sentença.

Os resultados das condenações de João Emanuel é um desdobramento da ?Operação Aprendiz?, que também investiga fraude em licitação e um esquema de grilagem de terras. Emanuel teve o mandato cassado em abril de 2014 em função da operação. O ex-vereador foi flagrado em uma gravação em vídeo tendo uma conversa de negociação de suposta fraude de um contrato de licitação do Legislativo municipal, período em que presidia a instituição, com uma pessoa que seria responsável por uma empresa gráfica.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet