Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:42:07
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

21/07/2018 às 13:00

Algumas hortaliças apresentaram redução nos preços neste segundo semestre

Redação Leiagora

O alface, a cenoura e a batata são as principais hortaliças comercializadas no atacado e que ficaram mais baratas no mês de junho para os consumidores. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) esse resultado é reflexo do restabelecimento da oferta dos produtos nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país, como aponta o 7º Boletim Prohort. Outro ponto que contribuiu para a baixa desses produtos foi o fim da greve dos caminhoneiros, que liberou o escoamento da produção, além disso o segundo semestre é marcado pela entrada da safra de várias culturas, tais como a cebola, que chegou a registrar diminuição de mais de 40%, no preço na Ceasa em Recife.

Segundo a Conab, a partir do segundo semestre, a produção da hortaliça é abastecida nos principais mercados atacadistas o que facilita a possibilidade na redução dos preços, pois haverá mais produto no mercado nacional. Tais como o alface que reduziu 54,5% em Recife, a cenoura com redução de 41,4% em Goiânia, e a batata com queda de 30,6% no Rio de Janeiro. Também seguiram as tendências de baixa o tomate, que teve maior queda registrada em Fortaleza com 42,2%.

Porém, os preços das frutas devem pesar na conta do mês, segundo a análise da Conab quanto ao comportamento da comercialização no atacado que detectou alta em três dos rodutos analisados. O aumento na maçã registrou alta de até 16,9% no Rio de Janeiro. O estudo apontou também a elevação da banana, com a entrada da fruta da Colômbia e do Paraguai. Mas aqueles que desejam economizar na feira foram registradas reduções de preços no pêssego, jabuticaba, graviola, maracujá, agrião, rúcula, beterraba, rabanete, jiló, couve-flor e berinjela.

Saiba sobre o Prohort

O Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) foi instituído pelo Governo Federal, em 2015, e é executado pela Conab. O Programa visa contribuir para o desenvolvimento e modernização do setor hortigranjeiro nacional, além de buscar também a melhoria e ampliação das funções dos mercados atacadistas. O Prohort possui a ferramenta do sistema de informações, que traz dados da comercialização de produtos hortigranjeiros nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) de todo o Brasil.

A plataforma possibilita o acompanhamento de preços, análises de mercado, consulta de séries históricas, identificação das regiões produtoras, entre outros estudos técnicos por meio do Boletim Hortigranjeiro, que é publicado pela Conab mensalmente. Os mercados atacadistas interessados em participar do programa devem entrar em contato com a Conab.

 

Por Laura Arruda

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet