Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:12:24
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

19/07/2018 às 07:27

Mercado da carne mato-grossense desperta interesse internacional

Rafael Costa

O mercado da carne em Mato Grosso tende a alavancar seus índices após o anúncio feito pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). De acordo com o órgão, dois acordos internacionais foram fechados pelo Instituto Mato-grossense de Carne (Imac) na última semana. Um com a rede Carrefour e outro com o governo chinês. Em ambos os casos, o Instituto ficará responsável por pesquisas para a melhoria da carne e expansão de mercado.

O presidente do Imac, Guilherme Nolasco, explica que estes foram os primeiros resultados da reestruturação da entidade e a expectativa é ampliar o intercâmbio internacional. A previsão é que o Imac comece a operar na unidade teste com os primeiros abates em agosto. A planta está localizada em Tangará da Serra.

?Estamos cuidando dos últimos detalhes, esperando equipamentos que vêm da Itália e realizando as adequações no sistema operacional para iniciarmos as nossas atividades com o mínimo de falhas?, afirmou.

Nolasco explica que esse primeiro momento será muito importante para realizar todos os testes que integram o sistema desenvolvido pela entidade, o que vai garantir requisitos de rastreabilidade (com avaliação de carcaça), transparência e controle de pesagem disponibilizado ao produtor de forma online e com imagens controladas pelo sistema informatizado da entidade. Atualmente, apenas Uruguai, Argentina, Nova Zelândia e Austrália possuem instituto semelhante.

China

Em recente visita comercial a Mato Grosso, integrantes do governo da província chinesa de Shaanxi assinaram um protocolo de cooperação econômica e comercial com o Estado por meio do Imac.

De acordo com o presidente do Imac, o governo de Shaanxi se compromete a habilitar novas plantas frigoríficas em Mato Grosso que servirão para exportar a sua produção de carne para a China, além disso, será uma oportunidade para trocar informações técnicas sobre pecuária animal.

Após a assinatura, Nolasco explicou que será iniciado o processo de levantamento de informações sobre as indústrias que poderão servir ao programa e/ou, quais as localidades mais adequadas para ganhar os novos frigoríficos.

Carrefour

O Carrefour esteve em Mato Grosso para o lançamento de um programa de auxílio à pecuária sustentável na Amazônia e no cerrado mato-grossense com parceria do Governo do Estado. O investimento será de ?$ 3,5 milhões e contemplará 450 propriedades nas regiões do Araguaia e Juruena.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet