Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
02:52:35
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

19/07/2018 às 09:12

Parlamento de Israel aprova lei que protege seu caráter judaico

Maisa Martinelli

O Parlamento israelense aprovou nesta quinta-feira (19) uma lei que define o país como um estado exclusivamente judeu, que protege a identidade judaica de Israel e prevê apenas o hebraico como língua oficial, reduzindo o árabe a uma categoria ?especial?.

 A lei do ?Estado Nação? determina que ?Israel é a pátria histórica do povo judeu e eles têm um direito exclusivo à autodeterminação nacional?. A medida está causando polêmica entre os membros da minoria árabe, que consideram a medida racista e discriminatória.

A nova legislação foi aprovada em sessão no Knesset (Parlamento israelense) por 62 votos a favor, 55 contra e duas abstenções. O debate foi intenso, alguns parlamentares chegaram a gritar e rasgar papéis após as votações.

"Este é um momento determinante nos anais do sionismo e da história do Estado de Israel", afirmou o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

O projeto de lei foi aprovado logo depois do 70º aniversário da fundação do Estado de Israel, e estipula Jerusalém como sua única capital. O texto ainda determina que todos os judeus possuem o direito de migrar para Israel e obter a cidadania de acordo com as disposições da lei.

Também foram estabelecidos os símbolos nacionais: o hino Hatikva (adaptado de um poema judeu sobre o retorno do povo a Israel), a bandeira branca e azul com a Estrela de Davi no centro e um menorá (candelabro judeu) de sete braços com galhos de oliveira nos extremos.

Israel possui aproximadamente nove milhões de habitantes, desses 1,8 milhão são palestinos - cerca de 20% da população total.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet