Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
21:02:32
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

22/07/2018 às 08:00

Acadêmica ganha destaque após apresentar pesquisa sobre abuso sexual infantil

Rafael Costa

Aluna do 10º período do curso de Bacharelado em Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Barra do Bugres/MT, Elaine Cristina da Silva Dias, se tornou uma celebridade local após apresentação do seu trabalho de conclusão de curso (TCC). A acadêmica ganhou destaque e reconhecimento das autoridades locais pela sua pesquisa voltada a formação continuada dos profissionais da rede municipal de educação.

O tema da sua pesquisa, que ganhou destaque na mídia local, trata da ?Abordagem empírica em relação à prevenção aos crimes de abuso sexual infantojuvenil na rede municipal de ensino de Barra do Bugres-MT?.

Elaine, que faz estágio na Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Barra do Bugres e atua como escrivã "Ad hoc", conta que sua profissão foi o que a motivou em realizar a pesquisa na cidade. ?Sempre recebemos denúncias a respeito de abuso infantil aqui na cidade de Barra do Bugres. Acho que a minha pesquisa é uma forma de orientar pais e mestres da rede de ensino sobre o problema?.

A estudante projetou essa pesquisa para rede municipal de ensino, pois o tema tem a intenção de visualizar o sistema de funcionamento de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente, vítimas de violência sexual ocorridas no município, com um recorte específico na aplicação de políticas públicas na rede municipal de educação em relação à identificação de crimes de violência sexual infantojuvenil.

Dados do TCC apontam que desde o mês de junho de 2015 ao mês de junho de 2018, foram instaurados um total de 60 casos de violência sexual infanto-juvenil no município de Barra do Bugres. De acordo com a pesquisa, os abusos ocorreram tanto no ambiente intrafamiliar e extrafamiliar.

Entenda a pesquisa

Trata-se de um estudo empírico aplicado no cenário das escolas e creches da rede municipal de ensino, os sujeitos de estudo foram os profissionais da rede municipal de educação com vínculo no nível de atenção primária, haja vista que o ambiente escolar pode contribuir para o combate ao abuso, pois os profissionais da rede municipal de educação estão diretamente ligados a crianças e adolescente.

A elaboração do estudo buscou abordar os métodos utilizados pelos órgãos encarregados da proteção de criança e adolescente através de coleta de informações por entrevistas nas Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social (CREAS), Conselho Tutelar e Delegacia de Polícia Judiciária Civil.

A tentativa, de acordo com a acadêmica, foi analisar o funcionamento e a ? (in) efetividade? da rede de proteção local empregadas em estratégias à contenção, redução e combate a violência sexual infantojuvenil no ambiente escolar da rede municipal de ensino.

?O resultado, eu acredito, foi uma contribuição para a melhoria das políticas públicas municipais de prevenção e combate à violência sexual infantojuvenil. O benefício social sempre servirá de apoio para a reflexão das instituições envolvidas que podem alimentar as políticas públicas do ponto de vista educacional?, disse.

A prefeitura

Elaine contou que a Secretaria Municipal de Educação se comprometeu em incluir o tema da pesquisa na formação continuada dos profissionais da rede municipal de educação. ?Isso nos enche de orgulho, pois estamos diante de profissionais envolvidos em prol de uma comunidade escolar mais participativa, inclusiva?, acrescentou Elaine.

Resultados

?As pessoas estão denunciando mais, pois acreditam no trabalho da Polícia Civil frente às investigações e tem o acolhimento e acompanhamento no CREAS e Conselho Tutelar. Precisamos avançar nas políticas públicas em nosso município em relação ao atendimento às vítimas no âmbito da saúde. O município necessita de um médico legista para esse atendimento seja ágil e prioritário?, explicou Elaine.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet