Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:27:22
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

22/07/2018 às 12:19

Benefícios comprovados do açafrão e da curcumina

Redação Leiagora

Cúrcuma pode ser o suplemento nutricional mais eficaz existente. Muitos estudos de alta qualidade mostram que ela tem grandes benefícios para o seu corpo e cérebro. Açafrão contém curcumina, uma substância com poderosas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. A maioria dos estudos usa extratos de cúrcuma que são padronizados para incluir grandes quantidades de curcumina. A inflamação crônica contribui para muitas doenças ocidentais comuns. A curcumina pode suprimir muitas moléculas conhecidas por desempenharem papéis importantes na inflamação.

A curcumina tem poderosos efeitos antioxidantes. Ela neutraliza os radicais livres por conta própria, mas também estimula as enzimas antioxidantes do próprio corpo. A curcumina aumenta os níveis do hormônio cerebral BDNF, que aumenta o crescimento de novos neurônios e combate vários processos degenerativos em seu cérebro. Ela tem efeitos benéficos em vários fatores conhecidos por desempenhar um papel na doença cardíaca. Melhora a função do endotélio e é um potente agente antiinflamatório e antioxidante. A curcumina leva a várias mudanças no nível molecular que podem ajudar a prevenir e talvez até mesmo tratar o câncer.

Ela pode atravessar a barreira hematoencefálica e tem demonstrado levar a várias melhorias no processo patológico da doença de Alzheimer. A artrite é um distúrbio comum, caracterizado pela inflamação das articulações. Muitos estudos mostram que a curcumina pode ajudar a tratar os sintomas da artrite e é, em alguns casos, mais eficaz do que os antiinflamatórios. Um estudo em 60 pessoas com depressão mostrou que a curcumina foi tão eficaz quanto o Prozac em aliviar os sintomas da doença. Devido aos seus muitos efeitos positivos para a saúde, como o potencial para prevenir doenças cardíacas, Alzheimer e câncer, a curcumina pode ajudar na longevidade.

Referência

Direto da Redação, Joyce Rouvier - Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet