Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:51:48
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

22/07/2018 às 18:00

Qual objeto você imprimiria em 3D se estivesse na Lua?

Redação Leiagora

As agências espaciais estão convencidas que as impressoras 3D serão essenciais para que a humanidade possa colonizar outros planetas. Afinal, por que levar toneladas de instrumentos já prontos quando se pode construí-los lá de acordo com a necessidade? O novo projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) quer avaliar quais tipos de impressora 3D seriam necessários para construir e manter uma base humana na Lua. Além de pensar nas necessidades que teríamos por lá, o projeto também quer levar em conta o fator humano.

E é aí que você pode contribuir, enviando um email para a ESA explicando a sua ideia de um item que seria indispensável para você na Lua. Serão selecionadas seis ideias que, caso seja tecnicamente possível, serão impressas, e s modelos fabricados serão enviados aos inventores. As inscrições estão abertas para pessoas de todas as nacionalidades e podem ser feitas até dia 23 de setembro. As ideias devem ser enviadas para o endereço: Lunar3Dprinting@esa.int. É preciso incluir uma pequena explicação e um desenho mostrando como o objeto seria.

Impressoras 3D

As impressoras 3D estão contribuindo em diversas áreas. Com a tecnologia necessária para imprimir em três dimensões, é possível produzir equipamentos personalizados para a realização de experimentos, imprimir tecidos para cirurgias e transplantes usando o material genético do próprio paciente, e transformar materiais inovadores em objetos que atendem diferentes necessidades.

A ESA já realizou pesquisa com materiais e blocos para a construção da base lunar e no momento está avaliando a impressão de tecidos vivos para fins médicos. Supõe-se que muitos dos componentes para construir uma base na Lua podem ser feitos na impressora 3D.

Imagem destacada: Concepção artística de uma base lunar. Por ESA.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet