Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
23:13:35
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/07/2018 às 15:35

Exportadora de grãos cogita adquirir frota para escoar próxima safra

Redação Leiagora

A Companhia Cargill responsável por exportar boa parte dos grãos de soja no Brasil e uma das maiores do mundo no trading de grãos publicou por meio de nota à imprensa que cogita adquirir frota própria para escoar a próxima safra. O motivo principal da possibilidade de aquisição desses caminhões se dá devido ao tabelamento de frete que inviabiliza a comercialização antecipada do frete de grãos e traz grandes impactos financeiros conforme a nota.

Para o diretor de grãos e processamento da Cargill para a América Latina, Paulo Sousa, às indústrias de processamentos de produtos agrícolas e as empresas exportadoras serão forçadas a alterar a forma de atuar. ?Com o tabelamento, as indústrias e exportadoras terão que repensar a forma como irão operar no Brasil, pois cria-se uma ruptura no funcionamento natural da cadeia de suprimentos e desequilibra os contratos, a ponto de comprometer a confiança na expansão sustentável do agronegócio?.

Leia mais Produtores rurais e Aprosoja/MT deverão montar frota própria Agricultores já pensam em comprar caminhões para transportar seus produtos

Além disso, Sousa afirma que ?o tabelamento abre caminho para oportunistas trabalharem na informalidade, de uma maneira bastante pulverizada e sem condições de controle e fiscalização, aplicando descontos nos preços de transporte sob uma tabela sem critérios técnicos e insanamente acima dos níveis realistas de mercado?.

Sousa também ressalta que a companhia segue a tabela de frete aplicada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), porém a empresa analisa a alternativa de investir na aquisição de frota própria de caminhões e contratação de motoristas pois a fixação de preços é considerado altíssimo. A Cargill alertou que os alimentos ficarão mais caros com aplicação do tabelamento e que a população que mais necessita de alimentos terão enormes impactos financeiros.

   

Por Laura Arruda

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet