Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
15:29:07
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

25/07/2018 às 13:34

Atividade de pintura em cavalos gera debate nas redes sociais

Redação Leiagora

Uma fotografia de um cavalo coberto de desenhos feitos por crianças está circulando nas redes e tem chamado a atenção de ativistas e especialistas. A imagem foi publicada pela Sociedade Hípica de Brasília, divulgando uma das atividades da Colônia de Férias do estabelecimento. De acordo com a Hípica, a tinta utilizada é atoxica, e é realizada para que as crianças percam o medo de animais de grande porte. 

Em sua página no Facebook, a ativista Luisa Mell fez uma postagem de repúdio, classificando a prática como absurda e questionando se o Ibama já havia sido notificado. Fiscais do órgão assim como do do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) estiveram no local mas não acharam sinais de maus tratos. Entretanto, a Hípica deverá fornecer o programa pedagógico justificando a atividade. Somente após a apresentação do mesmo os órgãos fiscalizadores tomarão uma decisão. A resposta deve sair ainda esta semana.

O médica veterinária Cláudia Leschonski gravou um vídeo pintando seu cavalo e explicando que a prática é lúdica e não prejudica o animal. Por outro lado, o professor Jubilut, da página Biologia Total, questionou se a pintura é a melhor forma de se aproximar dos animais. ?O convívio com os animais é benéfico para crianças e adultos, e não temos dúvidas quanto a isso. Mas os animais merecem ter seu espaço respeitado e as crianças precisam saber disso desde cedo! Ninguém precisa pintar um animal pra ficar mais próximo dele?, disse na postagem.

Atividades de pintura em cavalos são realizadas em diversas hípicas e centros de equoterapia no Brasil e em outros países. Os animais podem ser pintados também para o estudo de sua anatomia, ou mesmo para apresentações artísticas e culturais. Em alguns países como os Estados Unidos e o Reino Unido, existem empresas que alugam os animais para serem pintados por crianças em festas de aniversário e outras comemorações. Nesses casos, é comum que sejam fornecidas as tintas adequadas e o acompanhamento de um instrutor. A prática é conhecida como Pony Paiting

Em nota oficial, a Sociedade Hípica de Brasília lembrou que a tinta não faz mal ao animal e também informou que toda a atividade foi acompanhada por instrutores. A instituição também afirmou que os animais mostram sinais de relaxamento durante a pintura pois recebem o carinho das crianças. Confira a nota na íntegra:

[caption id="attachment_25994" align="aligncenter" width="678"]Nota de esclarecimento da Sociedade Hípica de Brasília. Nota de esclarecimento da Sociedade Hípica de Brasília.[/caption] Imagem destacada: Reprodução Facebook.

 Direto da redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet