Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
17:07:32
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

25/07/2018 às 15:27

Água líquida é encontrada em lago subterrâneo de Marte

Redação Leiagora

A Agência Espacial Italiana anunciou nesta quarta-feira (25) que encontrou evidências de água em estado líquido em Marte. Segundo os cientistas, a água está em um lago subterrâneo, abaixo de camadas de gelo próxima ao Polo Sul do Planeta. A presença permanente de água em estado líquido aumenta a chance de encontrar vida no Planeta Vermelho. A descoberta foi feita pela sonda Mars Express.

Pesquisas anteriores já sugeriram que Marte possuía um oceano no passado. Entretanto só havia sido encontradas algumas moléculas de água na atmosfera e congelada. As mudanças climáticas pelas quais o planeta passou desde a sua criação fizeram com que ficasse impossível ter água líquida na superfície, por isso os cientistas passaram a pesquisar no subterrâneo.

A sonda Mars Express, que forneceu dados para a pesquisa, foi lançada em 2003 pela Agência Espacial Europeia (ESA). Ela está equipada com um radar, que emite ondas em direção a superfície e mede quanto tempo demoram para serem refletidas.Os materiais no meio do caminho influenciam na propagação dessas ondas. Observando os padrões de propagação, é possível deduzir o material embaixo da superfície.

Os pesquisadores usaram dados coletados entre maio de 2012 e dezembro de 2015, cobrindo todas as estações do ano de Marte. Por lá, o inverno pode chegar a -140ºC enquanto o verão registra temperaturas de 30ºC e um ano demora 687 dias. Os cientistas observaram que em 29 pontos o padrão de propagação era mais acentuado, praticamente igual ao padrão de propagação dos lagos sob as calotas polares da Terra.

Mesmo com as baixas temperaturas, acredita-se que a água esteja líquida porque ela é salinizada e porque as camadas de gelo por cima mudam a pressão. Dessa forma, grandes chances da água estar gelada, porém ainda líquida. Ainda não se sabe com certeza a profundidade do lago, mas estima-se que seu volume chegue a centenas de milhões de metros cúbicos.

A descoberta de água em estado líquido anima os pesquisadores que procuram por vida no Planeta Vermelho. É possível que existam microorganismos vivendo nessas condições, porém são as chances de existir formas de vida mais complexas. A NASA já fez um anúncio, em junho deste ano, que vestígio de moléculas orgânicas foram encontradas na superfície de Marte. Futuras pesquisas, com o programa ExoMars da ESA em parceria com a Rússia, irá procurar mais evidências na região.  

Leia mais: NASA descobre vestígios de moléculas orgânicas em Marte

Direto da redação, Bárbara Muller.

Imagem destacada: Concepção artística do Mars Express sobrevoando Marte. Por  ESA/ATG medialab e ESA/DLR/FU Berlin.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet