Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:37:58
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/07/2018 às 15:33

AGRO: Acordo dos EUA para Europa poderá prejudicar soja brasileira

Redação Leiagora

O anúncio de um novo acordo de colaboração para amenizar as barreiras comerciais foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Uma das medidas acordadas por Trump e Juncker está o compromisso dos europeus de comprar mais soja dos EUA. De um lado Trump afirma que irá reduzir as barreiras e aumentar o comércio em serviços, químicos, farmacêuticos, produtos médicos, assim como soja. Por outro lado, a Comissão Europeia disse que irá comprar mais soja dos EUA.

Essa notícia caiu como uma bomba para os produtores brasileiros que mais lucraram nas últimas safras. Vale lembrar que o momento das negociações voltadas ao agronegócio passa por diversos impasses que estão prejudicando o mercado interno e externo. Entre os impactos, pode-se citar a valorização cambial e o tabelamento de frete aplicado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Entenda sobre Tabelamento de Frete.

O Consultor da Safras&Mercado, Luiz Fernando Gutierrez, destaca que o ponto principal é que o EUA busca alternativas devido ao impasse da importação chinesa. O acordo vai dar prioridade em negociações enter EUA e UE (União Europeia). ?Isso mexe com o Brasil, porque a medida que a Comunidade Europeia importa dos EUA, tende a diminuir as compras da soja brasileira?. Ele avalia ainda que é muito cedo para se ter um cálculo exato das perdas. De todas as exportações de soja brasileira, cerca de 80% vai para a China, aproximadamente 10% são destinadas para a Comunidade Europeia e os demais 10% para outros países.

Em contato com a Aprosoja/MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso) e a Aprosoja Brasil, ambas entidades afirmaram que não se posicionará quanto esse acordo e que nenhuma manifestação pública será dada até o momento.

   

Direto da Redação, Laura Arruda

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet