Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:22:12
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

01/08/2018 às 15:14

Economia: Acordo entre UE e EUA prejudica soja brasileira

Rafael Costa

Após toda a polêmica em torno de uma possível ?guerra comercial?, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, fechou um acordo com a União Europeia (UE) no qual favorece a importação da soja produzida em seu país e ameniza as barreiras comerciais. O resultado foi um aumento de 283% na comercialização do grão nas cinco primeiras semanas do ano comercial 2018/19, para cerca de 360 mil toneladas. Em contrapartida, os volumes de soja importada do Brasil, maior exportador global, caíram 28,6% na mesma comparação.

De acordo com a UE, o aumento nas importações de soja dos EUA foi o primeiro desdobramento de um acordo assinado entre Washington e a Comissão Europeia. Com o bloqueio das transações comerciais entre China e EUA, a soja no país norte-americano ficou mais barata para outros destinos.

Guerra comercial

Em abril, os EUA anunciaram tarifas de US$ 50 bilhões sobre 1,3 mil produtos chineses, alegando violação de propriedade intelectual. Em resposta à taxação, a China impôs tarifas de 25% sobre 128 produtos dos EUA, entre eles a soja.

Os dois países vêm fazendo consecutivos anúncios de barreiras comerciais e retaliações, gerando temores sobre uma guerra comercial. Como os envolvidos são as principais potências mundiais, o conflito tende a afetar a economia de outros países em nível mundial. Isto porque as cadeias de produção e consumo estão interligadas.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet