Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:46:00
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

03/08/2018 às 19:00

Panorama da Saúde: Mato Grosso é o estado com o maior número de casos novos de hanseníase

Redação Leiagora

A Hanseníase, ou lepra, é uma doença conhecida desde a antiguidade mas ainda não foi erradicada do Brasil. No Panorama da Saúde de hoje conversamos com Carmelita Ribeiro Filha, Coordenadora Geral de Hanseníase e doenças em eliminação do Ministério da Saúde. Ela explicou quais são os sintomas da doença, como se prevenir, onde buscar tratamento e o que é preciso para controlar a hanseníase no país.

Transmitida por uma bactéria, a doença causa manchas na pele, podendo atacar os nervos periféricos e causar deformações. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2017 Mato Grosso tinha registrado 103,21 casos da doença a cada 100 mil habitantes. No ano anterior, eram 80,62 casos. Em fevereiro deste ano, um levantamento apontou que o Brasil concentra 11,6% de todos os casos de hanseníase do mundo. Segundo Carmelita, ano passado, em todo o país, foram registrados quase 27 mil novos casos. Já Mato Grosso, o estado com o maior número de casos novos, diagnosticou mais de 3 400 pacientes.

De acordo com Carmelita, para controlar a doença, é preciso fortalecer ações de diagnóstico precoce, o tratamento e acompanhamento dos casos. Ela explica que os sintomas da doença incluem o aparecimento de manchas na pele, que podem ter cor vermelha, branca ou marrom. Também é possível que surjam áreas anestésicas na pele, ou seja, áreas com menos sensibilidade. O diagnóstico pode ser feito gratuitamente em unidades básicas de saúde. Para aqueles que possuem a doença, o tratamento também é gratuito, feito por meio de antibióticos e pode durar de 6 meses a um ano.

Direto da redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet