Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:19:16
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

06/08/2018 às 16:54

Justiça suspende venda e uso do Glifosato no Brasil

Redação Leiagora

Está proibida a comercialização do uso de agrotóxicos contendo glifosato e abamectina. A ordem foi emitida na sexta-feira (03), após decisão da Juíza substituta da 7ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal (STJ-DF), Luciana Raquel Tolentino de Moura. A medida vale para todo o País até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realize a avaliação toxicológica dos produtos.

A magistrada determinou também que a Anvisa realize a avaliação toxicológica até o dia 31 de dezembro deste ano, sob pena de multa de R$ 10 mil ao dia. Até lá, o uso de defensivos agrícolas que contém essas substâncias fica suspenso e eles não poderão ser comercializados ou registrados.

A decisão vem em resposta a uma ação do Ministério Público Federal (MPF) em que apresenta artigos científicos alegando a presença de ingredientes teratogênicos, carcinogênicos e mutagênicos nos defensivos citados.

?O Ministério Público Federal comparou artigos científicos que confirmariam as características teratogênicas, carcinogênicas e ou mutagênicas dos ingredientes ativos objurgados?, justifica a juíza no documento.

Direto da Sorriso-MT, Adriano Carneiro com informações de Leonardo Gottems

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet