Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
13:39:32
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/08/2018 às 17:44

Indefinição do Tabelamento de Frete causa aumento nos alimentos, afirma FPA

Redação Leiagora

Preocupados com o tabelamento de Frete no Brasil, o setor produtivo reuniu-se nesta terça-feira (7) juntamente com representantes de entidades do agronegócio a fim de reforçar os impactos nos preços dos alimentos.

Em reunião, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deixou bem claro que a indefinição do tabelamento de Frete é a causa do aumento nos alimentos, ou seja, sem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e sem nova proposta apresentada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o setor não vê outra alternativa senão aumentar os valores dos alimentos para que o consumidor final pague a conta.

De início o feijão e o óleo de cozinha já tiveram alta nos preços e isso pode ser sentido no bolso do consumidor, conforme o presidente da Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho), Bartolomeu Braz. Ele ainda destacou que a falta de fertilizantes também é outro fator que prejudicou nas plantações e na colheita que atrasou por meses.

A Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) apontou que o tabelamento já gerou um aumento de mais de US$ 2,36 bi nos custos da logística na exportação de grãos. Outro ponto citado segundo a Anec é que a negociação dos contratos de grãos permanecem paralisados para a safra de 2018/2019 devido a falta de referência na negociação no mercado.

A MP (Medida Provisória) nº 832/2018, que trata do Tabelamento de Frete não foi sancionada pelo presidente Michel Temer e a ANTT também não apresentou nenhuma outra alternativa de tabelamento. Uma nova audiência pública está marcada para o dia 27 de agosto, no qual o ministro do STF, Luiz Fux, julgará as ações apresentadas pelo setor do agronegócio, inclusive, a inconstitucionalidade da MP.

Para o vice-presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), com essas indefinições de vários lados causa insegurança jurídica em todo o segmento de produção e nas exportações, o que ?deve-se agir com cautela e buscar soluções?.

   

Direto da Redação, com Assessoria

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet