Cuiabá, sábado, 20/04/2024
03:43:44
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

13/08/2018 às 16:58

Filmaê, o 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília, recebe inscrições

Redação Leiagora

O 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília, o Filmaê, está recebendo inscrições de cineastas do Brasil inteiro. O evento vai reunir obras filmadas com disponíveis móveis, como celular, câmeras de ação (ex. GoPro) e tablet. É o primeiro festival desse tipo na América Latina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.filmae.com.br/ até dia 15 de outubro.

O festival é aberto a produtores de conteúdo profissionais ou aspirantes, e será realizado em Brasília de 16 a 18 de novembro, no Espaço Cultural Renato Russo. As produções devem ter de 1 a 10 minutos de duração. O Filmaê parte do princípio de que é possível produzir bom conteúdo audiovisual com as câmeras de smartphones e outros dispositivos, sem depender da indústria cinematográfica ou de equipamentos sofisticados. O próprio nome já é um convite para o público filmar.

Será premiado o melhor filme de ficção, o melhor documentário, o melhor videoclipe, a melhor reportagem de mídia alternativa e o melhor filme experimental. Também haverá premiação para o melhor filme na posição vertical, melhor filme de Brasília, melhor filme infanto-juvenil (de 8 a 12 anos) e melhor filme juvenil (de 13 a 17 anos). O público poderá votar em seu filme preferido utilizando critérios técnicos.  

A mostra competitiva contará com 40 obras nacionais, feitas por brasileiros que residem no exterior ou por estrangeiros que moram no Brasil há pelo menos dois anos. Serão aceitos filmes produzidos a partir de janeiro de 2016.  A mostra não-competitiva irá reunir filmes estrangeiros, também produzidos com dispositivos móveis. O regulamento completo pode ser lido no site do Filmaê.

O evento será similar ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, contando com palestras, oficinas e mostras paralelas. O festival é realizado pela empresa Memória Digital e a Secretaria do Distrito Federal, com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura.

Imagem destacada por Baú Comunicação.

Direto da redação, Bárbara Muller com informações da assessoria do Filmaê.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet