Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
15:20:45
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

13/08/2018 às 17:49

Parecer solicitado por Botelho sobre CPI dos Grampos está finalizado

Sandra Costa

Está finalizado o parecer técnico elaborado por uma comissão da Assembleia Legislativa, que define qual pedido de abertura de Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para investigar o caso grampos ilegais em Mato Grosso será acatado pela Mesa Diretora. Se o da deputada Janaína Riva (MDB) ou do parlamentar Wilson Santos (PSDB).

Apesar do prazo de 72 horas, que foi exigido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), para a emissão do parecer já ter encerrado e o mesmo estar finalizado, o impasse continua. Isto porque o documento não foi apresentado nesta segunda-feira (13) a Botelho, que viajou nesta manhã para agenda em Brasília (DF). ?Não tive acesso ao parecer ainda. Está pronto para me entregar, mas estou em Brasília e só vou ter acesso amanhã (14) de manhã?, afirmou Botelho ao Portal Leiagora.

Nesta terça-feira (14), serão realizadas as três sessões semanais do Legislativo. Toda polêmica teve início na última terça-feira (6), quando a deputada Janaína apresentou um pedido com 10 assinaturas de parlamentares da oposição ao Governo para criação de uma CPI, a fim de investigar o envolvimento de autoridades do Poder Executivo, do Judiciário e do Ministério Público em escutas ilegais, que ficou nacionalmente conhecido como ?grampolândia pantaneira?. A investigação teria por base os depoimentos dos investigados pela Justiça de que os grampos tiveram início nas eleições de 2014.

Porém o deputado Wilson Santos apresentou também o pedido de outra CPI, com a mesma temática e assinada somente por deputados da base governista. O requerimento da base governista pede que o caso dos grampos seja investigado desde 2011. Na mesma sessão, a deputada Janaína pediu oficialmente o arquivamento da CPI das Cartas de Crédito, que já extrapolou o prazo de encerramento e atualmente se encontra, inclusive, sem presidente. Para que a CPI dos grampos seja instaurada, é necessário que uma das 3 em curso seja encerrada.

Além de Riva, os outros nove deputados que assinaram o pedido apresentado pela parlamentar foram: Ademir Bruneto (PSB); Allan Kardec (PDT); Dilmar Dal Bosco (DEM); Romoaldo Júnior (MDB); Sebastião Rezende (PSC); Wagner Ramos (PSD); Zeca Viana (PDT); Zé Domingos (PSD) e Valdir Barranco.

Direto da Redação, Sandra Costa

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet