14/08/2018 às 16:51
Redação Leiagora
O Governo de Mato Grosso realizou o repasse do Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE) para as escolas públicas estaduais. Os diretores já haviam se reunido na escola Liceu Cuiabano para discutir as medidas a serem tomadas devido ao atraso no pagamento. Entretanto, durante a reunião, os gestores souberam que o repasse havia sido realizado. O prazo inicial era segunda-feira (13), mas, segundo os diretores, até a manhã desta terça-feira (14) o dinheiro não havia caído na conta das escolas.
Na semana passada, os diretores das escolas estaduais fizeram uma manifestação em frente ao Palácio Paiaguás cobrando os repasses do PDE. É com esta verba que os gestores compram os materiais escolares, de escritório e de limpeza das instituições. O repasse é referente à 2ª parcela do PDE. As outras duas parcelas ainda não foram pagas, mas estão dentro do prazo de pagamento.
De acordo com o presidente do Colegiado de Diretores de Cuiabá e Vale do Rio Cuiabá, Dimas Antônio, uma nova reunião foi marcada para dia 17 de agosto (sexta-feira), às 15h no colégio Liceu Cuiabano. ?Iremos tratar de garantir o pagamento do 3º e 4º repasses com datas especificadas?, diz Dimas, ?porque este é um ano de eleição nas escolas e os diretores não podem deixar dívidas para 2019?. Segundo o presidente, o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deverão estar presentes. Os gestores das escolas deixaram a reunião desta terça-feira para pagar os fornecedores.
Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizada nesta terça-feira, o deputado Wilson Santos (PSDB) defendeu que o Governo cumpriu o compromisso firmado na semana passada. O deputado declarou possuir um ofício do Secretário Chefe da Casa Civil, Ciro Gonçalves, informando que o repasse foi feito na segunda-feira a noite para todas as escolas. O montante supera os R$ 7 milhões.
Direto da Redação, Bárbara Muller.
09:16
08:59
08:51
08:44
08:33