Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:13:48
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/08/2018 às 16:03

Em Mato Grosso milho é estocado a céu aberto por falta de espaço em silos

Rafael Costa

Falta de espaço em silos no Estado de Mato Grosso tem obrigado produtores rurais a armazenarem sua produção a céu aberto. A situação foi constatada nos municípios de Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Sorriso e Boa Esperança do Norte, segundo informações da empresa Safras Armazéns Gerais. A situação, por mais que não seja usual, não prejudica a qualidade do produto, segundo Renan Alesy Moraes, relações públicas da empresa Safras.

Na cidade de Feliz Natal, por exemplo, Renan explica que cerca de 8 mil toneladas estão ?estocadas? do lado de fora dos silos por falta de espaço. ?Podemos dizer que contamos com a sorte por conta do período climático que estamos, quando a possibilidade de chuvas é praticamente zero. É importante frisar que o produto estocado do lado de fora dos silos não sofre nenhum prejuízo. Todo o processo de limpeza é realizado no processo de transporte, da mesma forma como se estivessem estocadas nos silos?, explicou Renan.

Renan explicou ao Leiagora que é preciso destacar três fatores nesta situação. A primeira, de acordo com o relações públicas, é o forte potencial que o Mato Grosso exibe no agronegócio, fazendo com que o Estado seja recordista em produção no Brasil e no mundo. A segunda, seria a falta de incentivos fiscais para que o produtor possa investir na construção de novos silos de armazenamento da produção. O terceiro fator para a falta de espaço nos silos é atribuído a greve dos caminhoneiros iniciada no dia 21 de maio.

?Durante toda a greve dos caminhoneiros a produção agrícola do Brasil não parou, continuamos comprando e revendendo como sempre. Foram quase 30 dias sem escoar toda esta produção?, explicou.

1ª Feira de Negócios Armazena MT

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) irá realizar no dia 23 de agosto a ?1ª Feira de Negócios Armazena MT?, em Cuiabá. O objetivo principal da feira é fomentar a construção de armazéns no Estado e apresentar formas de desburocratizar o processo. Para tanto, haverá três palestras, com os temas ?Viabilidade Econômica?, ?Linhas de Crédito? e ?Licenciamentos?.

Além disso, o evento contará com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de instituições financeiras como o Banco do Brasil e Sicredi, e das empresas especializadas no setor, AGI, Consilos, Gehaka, GSI, HFC Construtora, Jhonrob e Triunfo.

Déficit

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, Mato Grosso registra atualmente um déficit de armazenagem de 64%. O órgão mundial determina uma capacidade de armazenagem superior a 20% da produção. Ou seja, que os grãos sejam 100% comportados em armazéns e que, além disso, haja essa ?sobra? de 20%.

Atualmente, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safra 2016/2017 de soja teve uma produção de 31,3 milhões de toneladas e a de milho, de 30,5 milhões de toneladas. A título de comparação, em 2000/2001, eram 9,6 milhões de toneladas de soja e 1 milhão de tonelada de milho.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet