Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
18:10:53
informe o texto

Notícias / Geral

15/08/2018 às 16:50

Telescópio Gigante começa a ser construído no Chile

Redação Leiagora

O Telescópio Gigante de Magalhães (GMT) começou a ser construído nos Andes Chilenos. O equipamento será o maior telescópio terrestre do mundo e suas fotos serão mais nítidas do que as dos equipamentos atuais. O GMT estará em funcionamento no ano de 2024.

A estrutura contará com sete espelhos ópticos de 25.4 metros de diâmetro, que permitirão aos pesquisadores observar estrelas e galáxias distantes, assim como buracos negros e planetas fora do sistema solar. Será possível produzir imagens em infravermelho e em outras frequências com mais qualidade que as do Telescópio Espacial Hubble, por exemplo.

Na fase atual das obras, a empreiteira irá escavar o local onde serão construídas as instalações. Estima-se que seja preciso retirar 13 300 toneladas de rocha para fazer um buraco de 7 metros, que irá servir de base para o pedestal de concreto do telescópio. Essa etapa deverá durar cinco meses. O desenho e a fabricação de componentes do telescópio estão sendo feitos pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

O empreendimento tem doze parceiros, entre universidades e centros de pesquisa de vários países. O Brasil participa desse consórcio através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 2014, a fundação aprovou a destinação de 40 milhões de dólares para a construção. O repasse, segundo a Fapesp, está garantido e deverá ocorrer até 2024.

Imagem destacada por Mason Media Inc/ GMTO Corporation.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet