Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:35:42
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

16/08/2018 às 12:28

ADM anuncia compra de 2 plantas da Algar Agro no Brasil

Redação Leiagora

A Archer Daniels Midland Company (ADM) anunciou nesta quinta-feira, 16, o fechamento de um acordo para a compra de ativos da empresa Algar Agro, incluindo as instalações de processamento de oleaginosas em Uberlândia (MG) e Porto Franco (MA). Em nota, o vice-presidente sênior e presidente global de Oleaginosas da ADM, Greg Morris, disse que a aquisição vem para atender à crescente demanda global deste mercado. Não foram divulgados os valores da operação e a expectativa é que ela seja efetivada ainda neste ano, mediante a aprovação regulatória brasileira.

Nos termos da negociação, a ADM se tornará proprietária das instalações integradas de esmagamento e refino/envase de óleo em Uberlândia e Porto Franco. A companhia ainda terá acesso a uma rede de originação e silos de armazenamento nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.

Atualmente, as operações de oleaginosas da ADM no Brasil incluem plantas de processamento de soja em Rondonópolis (MT), Campo Grande (MS), Ipameri (GO), Joaçaba (SC) e Uberlândia (MG). Também há uma planta de girassol em Campo Novo do Parecis (MT), refinarias de biodiesel em Rondonópolis (MT) e Joaçaba (SC), além de uma rede de instalações de armazenagem com uma capacidade total de 2,2 milhões de toneladas.

Luiz Alexandre Garcia, CEO do Grupo Algar, afirma em nota que a companhia está saindo do segmento de esmagamento e comercialização de soja, para focar a produção de grãos denominada Algar Farming. O objetivo da Algar também é direcionar esforços em outros setores fora do agronegócio, como tecnologia da informação, turismo e energias renováveis. Após a conclusão do negócio anunciado hoje, os aproximadamente 400 funcionários da Algar Agro serão transferidos para a ADM.

O vice-presidente da ADM lembra que, recentemente, houve o lançamento de uma joint venture de oleaginosas com a Cargill, no Egito, e a conclusão de melhorias nas operações de processamento na Europa e na América do Norte. "Com a adição dessas novas plantas no Brasil, estamos melhorando e fortalecendo ainda mais nossa rede global em um momento em que a perspectiva de curto e de longo prazo para a demanda global de farelo continua forte", acrescenta Morris.

 

Direto de São Paulo, Nayara Figueiredo - Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet