Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
10:37:58
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

17/08/2018 às 16:30

Capital do Café: Colniza tem maior área de café plantada em Mato Grosso

Redação Leiagora

[caption id="attachment_29520" align="alignnone" width="300"] Lavoura em Colniza - Foto Midia Rural[/caption]

O município de Colniza, (a 1.065 km de Cuiabá) passou a ser oficialmente reconhecido como a cidade que tem a maior extensão de área plantada de café no Estado de Mato Grosso, conforme consta nos levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) de 2016, através do Levantamentos Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), apresenta que o município tem cerca de 10 mil hectares de café plantado, com uma produção aproximada de 130 mil sacas de café por hectare.

A aposta dos agricultores é no plantio do Café Clonal. A nova variedade é produzida a partir do cruzamento de mudas, tudo baseado em pesquisa científica, selecionando os melhores ramos. As mudas modificadas são feitas com clones selecionados e estudados, altamente produtivos. Ao ser plantado, o café vai florescer um ano depois, mas só vai atingir a condição de produção após dois anos.

A expectativa em torno da colheita é grande, uma vez que é estimada produção em dobro, enquanto se colhe 70 sacas do café tradicional em um hectare de terra, o Café Clonal poderá render até 150 sacas por hectare . A produção conta com apoio e parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Direto de Sorriso, Por: Adriano Carneiro, com informações da assessoria.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet