Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
21:33:33
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

20/08/2018 às 15:32

Livro leva pesquisa sobre peixes de Mato Grosso para o público infanto-juvenil

Redação Leiagora

Uma pesquisa realizada por cientistas de três universidades mato-grossenses serviu de base para um livro infanto-juvenil.  A obra, chamada ?O segredo do peixe invisível?, conta a história de um lambari que resolve investigar o surgimento de um monstro invisível no rio onde mora. O livro foi escrito por Robson Rocha, professor de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, com base na pesquisa realizada por Eduardo Bessa, Lucélia Nobre Carvalho, Paola Tomazzelli (Unemat) e José Sabino (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal).

O artigo com a descoberta foi publicado em 2011. Nele, os pesquisadores descrevem um comportamento diferente do peixe Dourado (Salminus brasiliensis). Os peixes jovens dessa espécie se ?disfarçam? de piraputangas (Brycon hilarii) para se aproximar de peixes menores e comê-los. O fenômeno é chamado de mimetismo agressivo, quando um animal imita características de outro para capturar a presa.

De acordo com Lucélia Carvalho, hoje professora do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) da UFMT, a piraputanga é um peixe inofensivo para os lambaris. ?Acontece que o dourado, quando é jovem, tem um padrão de coloração e formato de nadadeiras muito parecido com piraputanga. Então, ele entra no meio do cardume de piraputangas e fica camuflado lá, podendo usar essa cobertura para atacar presas de surpresa?, explica.

Banner de divulgação da pesquisa, com fotos do dourado e da piraputanga. Divulgação.

Para observar esse comportamento, os pesquisadores fizeram mergulho nos rios de águas claras da Bacia do Paraguai, no município de Nobres (120 km de Cuiabá) e em riachos da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. No total, foram 54 horas de filmagens subaquáticas. Segundo o artigo, publicado no periódico Neotropical Ichthyology, quando os dourados estavam camuflados em meio às piraputangas eles aumentavam sua chance de sucesso em até 70%. As águas claras do rio permitem que os peixes menores vejam os predadores e fujam do ataque, por isso o efeito surpresa é importantíssimo na hora de pegar a presa.

O livro surgiu depois que o pesquisador Eduardo Bessa deu uma palestra sobre comunicação entre animais. Na platéia estava o professor e escritor Robson Rocha, que viu uma oportunidade de levar às crianças os conhecimentos sobre os peixes do Pantanal, além de valorizar a pesquisa e a curiosidade. A obra foi publicada pela Editora Ideias e foi adotada por escolas mato-grossenses. Robson tem mais de 36 livros publicados, a maior parte obras infanto-juvenis.

Imagem destacada: Pesquisadora Lucélia Carvalho segurando um exemplar do livro.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet