Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
02:18:09
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

25/08/2018 às 07:00

Documentário ?Dançando com a Diferença - Road? se apresenta neste sábado

Redação Leiagora

Produzido por Zito Marques, no Brasil, o documentário ?Dançando com a Diferença - Road? será apresentado neste sábado (25), às 19h30, no Sesc Arsenal. Com a classificação livre e entrada gratuita, o filme é de 2016 e terá 42 minutos contando as experiências práticas no âmbito da inclusão através da dança.

A iniciativa nasceu no Teatro Viriato (Viseu, Portugal), durante 3 meses em 2014, quando Henrique Amoedo desenvolveu um trabalho de sensibilização para a inclusão através da dança com diversas instituições que prestam apoio a pessoas com deficiência. Zito Marques e Ana Filipa Rodrigues, acompanharam este projeto e um dos resultados é este documentário sensível e revelador da aplicação do conceito de Dança Inclusiva proposto por Amoedo.

Amoedo afirmou ao Leiagora, diretamente da Ilha Madeira, em Portugal, que está contente com a repercussão do projeto. ?Para nós é importante mostrar este projeto, que resultou na criação do nosso primeiro núcleo fora da Madeira (Portugal), o Dançando com a Diferença - Viseu, em parceria com o Teatro Viriato e o Conselho Local de Ação Social?. A iniciativa se deu quando Amoedo entrou em contato com um trabalho de uma instituição em São Paulo, chamada Casa André Luiz, onde viu uma menina com paralisia cerebral dançando. Esta experiência foi marcante e atraiu seu interesse pela dança, que passou a ver como um excelente instrumento para ajudar o trabalho de modificação social das pessoas com deficiência. Assim, ele ingressou nos estudos da dança e interessou-se em trabalhar a dança com pessoas deficientes. Com isso, ele criou o termo dança inclusiva que se refere à possibilidade de mudança da imagem social e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, através da arte de dançar.

O Sesc Arsenal fica na rua 13 de Junho, S/N - Centro Sul, Cuiabá - MT.

[caption id="attachment_30419" align="aligncenter" width="300"]Dançando com a Diferença no Sesc Arsenal em Cuiabá/MT Foto: Filme "Dançando com a Diferença" será apresentado no Sesc Arsenal em Cuiabá/MT[/caption]

Sobre o idealizador Henrique Amoedo é o fundador e diretor do Grupo Dançando com a Diferença. Ele mora em Madeira, Portugal. O artista é formado em licenciatura em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Guarulhos/SP. Com especialização em Conscientização Corporal pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrado em Performance Artística - Dança na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) de Lisboa.

Henrique difundiu seu trabalho e tornou-se uma das referências em dança inclusiva. Em Madeira (Portugal), seu trabalho com a dança inclusiva surgiu a partir de um convite da Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER) ? entidade que tem por missão assegurar a inclusão familiar, educacional e social de crianças, jovens e adultos com deficiência ou outras necessidades especiais. Devido ao convite, Henrique ministrou aulas e workshops, sempre relacionados ao tema dança e deficiência, e após um ano surgiu o Grupo Dançando com a Diferença (2001). O projeto esteve vinculado a DREER até 2007 e desde então foi criada a Associação dos Amigos da Arte inclusiva ? Dançando com a diferença (AAAIDD), que gere o projeto e o Grupo Dançando com a Diferença.

     

Direto da Redação, Laura Arruda

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet