Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
19:05:42
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

23/08/2018 às 16:54

Presidente da Aprosoja diz que ?é preciso incentivar a construção de novas unidades armazenárias?

Rafael Costa

Para fomentar a construção de novas unidades armazenadoras e desburocratizar os trâmites legais para captação de recursos, a Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso) promoveu nesta quinta-feira (23) a 1ª Feira de Negócios Armazena MT, em Cuiabá.

Mato Grosso se destaca pela produção de soja, milho e algodão, sendo considerado o maior produtor do país, o Estado tem capacidade de armazenagem de 36 milhões de toneladas por ano. De acordo com Antonio Galvan, presidente da Aprosoja, hoje o maior desafio do produtor rural de MT é em relação ao acondicionamento da produção.

?Estamos fomentando que estes armazéns sejam construídos a nível de propriedade, assim o produtor terá um valor mais agregado ao seu produto, além de oferecer mais segurança, pois está dentro da sua propriedade, diminuindo assim qualquer efeito externo que possa influenciar em algum prejuízo. Mas o principal objetivo é que os produtores possam aproveitar a linha de crédito que conseguimos para construção de novas unidades armazenárias de até 6 mil toneladas ou 100 mil sacas. Uma ação que conseguimos junto ao Governo Federal e o Ministério da Agricultura, um juros diferenciado em relação ao PCA (Programa para Construção e Ampliação de Armazéns) de unidades armazenárias maior. Entendo que como representante da classe, temos a obrigação de fomentar o segmento, proporcionando ao produtor o direcionamento necessário para que ele vá buscar esses recursos que está disponibilizado e criem suas unidades dentro de suas propriedades?, explica o presidente.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de instituições financeiras como o Banco do Brasil e Sicredi, e das empresas especializadas no setor, AGI, Consilos, Gehaka, GSI, HFC Construtora, Jhonrob e Triunfo.

Dados

Atualmente, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safra 2016/17 de soja teve uma produção de 31,3 milhões de toneladas e, a de milho, de 30,5 milhões de toneladas. A título de comparação, em 2000/01, eram 9,6 milhões de toneladas de soja e 1 milhão de tonelada de milho.

Déficit

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, Mato Grosso registra atualmente um déficit de armazenagem de 64%. O órgão mundial determina uma capacidade de armazenagem superior a 20% da produção. Ou seja, que os grãos sejam 100% comportados em armazéns e que, além disso, haja essa ?sobra? de 20%.

https://www.youtube.com/watch?v=8i3ZE8-gdAA&feature=youtu.be

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet