Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
08:39:17
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

23/08/2018 às 17:28

?A América irá liderar a humanidade às estrelas uma vez mais?, diz Mike Pence

Redação Leiagora

O Vice-Presidente dos Estados Unidos Mike Pence discursou nesta quinta-feira (23) em um evento do Johnson Space Center em Houston, Texas. O local é um dos principais centros da Agência Espacial Americana (NASA). Pence falou das propostas dos EUA de investirem em exploração espacial, voltando à Lua e levando o homem à Marte. ?A América irá liderar a humanidade às estrelas uma vez mais?, disse o vice-presidente.

Durante o discurso, Pence  falou dos planos para as próximas missões. Diante de uma platéia de cientistas, astronautas, técnicos e parlamentares, Pence reforçou as missões de levar os americanos novamente à Lua e posteriormente a Marte. O plano é construir, até 2024, uma estação espacial orbitando o nosso satélite. Para isso, a administração de Trump se comprometeu a destinar 500 milhões de dólares para o projeto. A intenção, com esses projetos, é liderar a exploração espacial.

O vice-presidente reforçou que, com os investimentos, os astronautas americanos farão os voos com foguetes e cápsulas americanas. Atualmente, a falta de investimento e o cancelamento de projetos tem levado a NASA a fazer várias parcerias com outros países para executar suas missões. Ele aproveitou a oportunidade para criticar a gestão de Obama que, em 2011, cancelou o Projeto Constallation. Segundo Pence esse projeto poderia ?ter colocado o homem da Lua na década de 2020?.

Nosso satélite natural foi colocado como uma prioridade pois é de importância estratégica para levar o homem ao Planeta Vermelho. Ano passado, Trump sancionou uma lei garantindo fundos para a missão à Marte. A previsão é que uma missão tripulada ocorra na década de 2030. Pence afirmou que a ?América está liderando a exploração espacial novamente?, graças à ?visão? de Trump, o apoio do Congresso Americano e o trabalho da própria Nasa. ?O Centro Espacial Johnson é um tesouro nacional e todos os homens e mulheres que trabalham aqui são um bem nacional?, afirmou.

Também foi lembrado que a Estação Espacial Internacional só irá funcionar por mais dez anos. Em 2028 o laboratório espacial estará deteriorado, e poderá ser desativado. Pence reconheceu a importância das pesquisas realizados da estação, mas afirmou que o projeto só receberá dinheiro dos Estados Unidos até 2025.

No próximo dia 12 de setembro fará 56 anos que o presidente  John F. Kennedy falou a famosa frase ?nós escolhemos ir à Lua?, no mesmo Centro Espacial. O administrador da NASA, Jim Bridenstine lembrou esse fato em sua fala. O discurso ajudou a convencer a sociedade norte-americana a apoiar o programa Apollo que levou o homem à Lua pela primeira vez.

Imagem destacada: NASA/Kim Shiflett.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet