Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
19:56:30
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

24/08/2018 às 16:51

Publicação em rede social mostra deputado discutindo com acadêmicos da Unemat

Redação Leiagora

Uma postagem do Centro Acadêmico (CA) de Engenharia Civil da Unemat de Sinop mostra o deputado estadual Ademir Brunetto (PSB) dirigindo palavras ríspidas aos acadêmicos que lhe enviaram uma nota de repúdio à PEC (proposta de emenda à constituição) que revoga a autonomia financeira da instituição. Uma sequência de prints mostra a conversa entre o Centro Acadêmico e o parlamentar. Brunetto nega que tenha participado da conversa e afirma que os prints são falsos.

Leia mais em: Bru­netto quer de­bater gestão da Unemat e ameaça tirar au­to­nomia fi­nan­ceira da ins­ti­tuição

Em conversa com o Leiagora, o estudante de Engenharia Civil e membro do Centro Acadêmico,  Jeferson da Silva dos Santos, afirmou que enviou uma cópia da nota de repúdio ao parlamentar por mensagem privada no Facebook, em nome do CA, com o objetivo de cobrar esclarecimentos. Isso ocorreu na última quarta-feira (22) O deputado teria respondido chamando os estudantes de "Marionetes" e "massa de manobra". Durante a conversa, os acadêmicos também lembraram que a classe política ganha altos salários assim como os professores da instituição (fato criticado pelo deputado).

Ademir Brunetto nega que tenha recebido a nota de repúdio e afirmou não ter participado desta conversa. Na tarde desta sexta-feira (24) o parlamentar postou um vídeo em seu perfil no Facebook, onde aparece discursando no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na postagem, ele defende que parte do recurso destinado à Unemat seja usado em infraestrutura e expansão. Ele também questionou a relação do parlamento e a Unemat, dizendo que só foi ouvido pela diretoria da universidade após a apresentação da PEC.

Confira a nota de repúdio publicada pelo Centro Acadêmico (CA) de Engenharia Civil:

NOTA DE REPÚDIO

O CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL ??ANDRÉ LUÍS CHRISTOFORO?? ? UNEMAT CÂMPUS SINOP, vem a público REPUDIAR o Projeto de Emenda Constitucional 03/2018 de autoria do Deputado Estadual Ademir Antonio Brunetto (PSB), bem como de todos os deputados que assinaram conjuntamente a iniciativa legislativa que visa revogação do art. 246 da Constituição Estadual, que garante o repasse financeiro à Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT.

Tal ataque fere incomensuravelmente a autonomia universitária, bem como atenta gravemente a oferta e continuidade do ensino superior público estadual.

Se os ataques perpetrados visam à extinção da Universidade Pública no Estado de Mato Grosso, tal intenção não há de prosperar, pois encontrará a resistência do maior agente transformador de realidades deste Estado. Quem está acostumado a alimentar a esperança jamais entregará os pontos, pois a grandeza da Universidade do Estado de Mato Grosso vem principalmente das vidas que se entregaram para que a sua missão se tornasse a realidade que hoje se põe.

As conquistas de hoje são fruto de anos de luta e não serão entregues sem o mínimo de debate, de forma autoritária e sorrateira, sem um mínimo de estudo e de impacto.

A UNEMAT está presente em todo o Estado de Mato Grosso, possui 13 câmpus, 60 cursos de graduação regulares, 129 cursos de graduação em modalidade diferenciadas, 36 cursos de pós-graduação, possui mais de 1600 servidores (entre técnicos e docentes) e conta com 22.593 acadêmicos, que estudam em câmpus e núcleos espalhados por todo o Mato Grosso.

O Centro Acadêmico REAFIRMA ainda a LUTA NA DEFESA DA UNEMAT, para que a UNEMAT SE MANTENHA COMO UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE, COM SUA AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA, ADMINISTRATIVA E DE GESTÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL CONFORME ASSEGURA A CONSTITUIÇÃO e NÃO CONCORDA que ataques dessa natureza sejam levados a efeito.

SINOP, 22 DE AGOSTO DE 2018.

GESTÃO SIGMA ? 2018/2019

Confira os prints da conversa com o deputado neste link. [caption id="attachment_30687" align="aligncenter" width="398"] Reprodução[/caption]

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet