Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:03:16
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

24/08/2018 às 17:37

Governo Estadual propõe acordo com Santa Casa de Cuiabá

Redação Leiagora

Com o objetivo de contribuir com a saúde financeira da Santa Casa de Cuiabá e terminar a greve dos servidores da unidades, o Governo Estadual fez uma proposta à instituição. No final de julho, enfermeiros e outros trabalhadores do hospital entraram em greve por causa do atraso nos salários. A proposta foi anunciada nesta sexta-feira (24) em coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás. Estavam presentes o secretário-chefe da Casa Civil Ciro Rodolpho Gonçalves, Antônio Presa presidente da Santa Casa e representantes dos médicos e dos demais servidores.

Serão repassados R$ 6 milhões para a Santa Casa, verba de emendas parlamentares. O dinheiro terá que ser adiantado e isso será debatido na próxima reunião da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e deve ser aprovado pelos parlamentares. Na noite desta sexta-feira (23), os servidores da Santa Casa deverão fazer uma assembleia para ver se aceitam a proposta. A garantia dos pagamentos atrasados só será dada caso o adiantamento seja concedido na assembleia. Caso o adiantamento seja aceito, os pagamentos serão feitos somente na semana que vem.

O Governo e a Santa Casa estão debatendo as propostas há dez dias. O hospital irá se comprometer a mudar seu estatuto, permitindo a criação de um comitê que fiscalize a gestão da unidade. Pretende-se melhorar a gestão dos recursos e garantir melhor uso da verba no futuro. O secretário Chefe da Casa Civil afirmou que esta é uma ?solução estruturada? e o governo fornecerá auxílio técnico para melhorar a governança. Haverá um acordo formal para garantir as contrapartidas. O presidente da Santa Casa afirmou que o problema é o déficit causado pela desatualização da tabela do SUS. De acordo com Presa, a Santa Casa tem R$ 10 milhões, tanto para funcionários quanto fornecedores. O repasse irá ajudar a instituição a balancear as contas.

Durante a coletiva, também foi comentado o caso de uma menina de 4 anos que faleceu na madrugada desta sexta-feira (24). Ela estava internada na Santa Casa e aguardava um exame. Especulava-se que seu falecimento estava ligado à falta de atendimento. Entretanto, a médica Emmanuela Reis, que cuidou da paciente, explicou na coletiva que ela tinha uma série de problemas renais e complicações, inclusive que já foi internada na unidade em outras ocasiões. A médica não quis especificar a causa da morte em respeito à família, porém garantiu que o óbito não tem ligação com o atendimento reduzido durante a greve.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet