Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
06:13:00
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/08/2018 às 14:03

Pesquisa aponta crescimento de empregos com qualificação no Agronegócio

Redação Leiagora

Pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada(Cepea) apontam que o número de empregos com qualificação no agronegócio cresceu no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2017, com base em dados da PNAD Contínua, do IBGE. No período houve alta de 7,2% de população ocupada com superior completo e queda significativa de 18,7% de pessoas ocupadas sem qualquer nível de instrução.

Segundo pesquisadores do Cepea, essa tendência já vem sendo verificada há um tempo e está relacionada a diversos aspectos, como a elevação da qualificação no campo, inviabilidade de pequenos estabelecimentos rurais no ambiente altamente concorrencial e tecnológico da agropecuária brasileira, a intensificação e concentração da produção e melhores oportunidades de emprego em ambientes urbanos em algumas regiões. Por outro lado, houve crescimento de 4,4% da informalidade no agronegócio (sem carteira assinada) entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2017.

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho,  mês de julho fechou com saldo positivo no emprego formal em Mato Grosso. Foram abertas +5.186 vagas, resultado de 33.888 admissões e 28.702 desligamentos. A diferença representou uma variação de +0,76% no número de empregos em relação a junho. O principal responsável pelo desempenho do estado foi a Agropecuária, que abriu 2.875 vagas. Mas também foram abertos novos postos em outros seis setores da economia no estado.

Em Sorriso, o levantamento, feito através do Sistema Nacional de Empregos( SINE), aponta que a oferta de mão de obra qualificada ocupa o quinto lugar no gráfico dos serviços oferecidos com qualificação técnica no setor de agronegócios.

Direto de Sorriso/MT, por Adriano Carneiro

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet