Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
05:14:07
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/08/2018 às 15:48

Representantes de seis países conhecem produção de algodão em MT

Rafael Costa

Um grupo de 25 representantes de seis países - Vietnã, Bangladesh, China, Turquia, Colômbia e Indonésia - convidados pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), estará em Mato Grosso na próxima quinta-feira (30). O grupo partiu nesta última segunda-feira (27) do Estado de São Paulo e visita os três maiores Estados produtores da pluma no Brasil - Bahia, Goiás e Mato Grosso.

A comitiva participa da ?Missão Compradores 2018?, iniciativa que vem sendo realizada há quatro anos pela Abrapa para apresentar ao mercado global o modelo nacional de produzir algodão, que se caracteriza pelas altas produtividades e práticas sustentáveis. Nesta edição, a expedição acontece em meio à colheita da safra 2017/2018, já considerada um recorde de produção, que deve fechar em 2,015 milhões de toneladas de algodão em pluma.

Em contato feito pelo portal Leiagora, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) antecipou a programação, que será realizada pela comitiva em solo mato-grossense nesta quinta-feira. A programação em cada parada inclui visita às lavouras, usinas de beneficiamento (algodoeiras), laboratórios de classificação de algodão e fiação.

Agenda

Quinta - A comitiva deve chegar no aeroporto da cidade de Rondonópolis às 9h, seguindo direto para o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt do Núcleo Regional Sul, onde conhecerá a Escola de Beneficiamento do Algodão. O almoço será em uma fazenda na Serra da Petrovina, onde o grupo irá passar o resto da tarde. No final do dia, seguem de avião para a cidade de Campo Verde, sendo hospedados na sede da Cooperfibra.

Sexta-feira - A programação inclui visita ao Laboratório de Classificação da Cooperfibra, à fiação e à algodoeira da Cooperbem. O almoço será na fazenda Filadélfia do Grupo Bom Futuro e de lá os visitantes seguirão direto para São Paulo.

Os países participantes, majoritariamente asiáticos, estão entre os maiores compradores do algodão brasileiro, escolhidos juntamente a cinco tradings que mediam os negócios com a commodity: Ecom, Reinhart, Cofco, Louis Dreyfus e Cargill. Entre os participantes, estão empresários e executivos de grandes indústrias têxteis.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet