Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
05:49:39
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

29/08/2018 às 17:16

Sabatinados, presidenciáveis recebem estudo ?O Futuro é Agro?

Sandra Costa

Quatro candidatos a presidente da República participaram nesta quinta-feira (29) de uma sabatina, promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Conselho do Agro, na sede da entidade, em Brasília (DF). Na oportunidade, os presidenciáveis receberam o documento ?O Futuro é Agro 2018-2030?, com propostas elaboradas pelas 15 entidades que integram o Conselho do Agro. O material contém 140 páginas contendo sugestões para uma agenda moderna, sustentável, de livre mercado (sem tabelamento de preços). A ideia é ampliar 33% a produção agrícola até 2033.

Candidato pelo PSDB, Geraldo Alckmin foi o primeiro a ser sabatinado e prometeu que não haverá o retorno de imposto sobre a exportação de produtos agropecuários, além de defender investimentos para solucionar a logística de escoamento dos produtos, um grande gargalho para o setor. Outro ponto que Alckmin citou foi a questão do seguro rural e o fundo de catástrofe. Assunto do momento é a problemática do tabelamento de frete que, segundo ele, foi culpa do governo do PT.

Logo após, o ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), destacou que vai trabalhar para oferecer ao setor agropecuário crédito rural maior e mais barato, taxas de juros vai levar mais instituições financeiras ao mercado de financiamentos agrícolas.

Por outro lado, Álvaro Dias (Podemos) destacou que o superávit comercial brasileiro nos últimos anos se deve em grande parte a atuação do setor agropecuário. Defendeu também taxas de juros conforme a realidade do setor, pois dessa forma o governo não precisaria subsidiar o crédito rural. Também se posicionou favorável à reintegração de posse de forma sumária.

Já a candidata Marina Silva (Rede) disse que a crise que o Brasil se encontra é em função de erros políticos, elogiou o setor pela revolução agrícola dos últimos anos. E explicou que é possível equilibrar desenvolvimento e equilíbrio ambiental, a partir do uso de tecnologia. Além de defender o investimento em biocombustível e a recuperação de passivos ambientais e áreas degradadas.

Apesar de terem sido convidados, os candidatos a Presidente da República, Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL), não compareceram ao evento.

 

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet