Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
23:40:39
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

30/08/2018 às 13:30

X Encontro Técnico Algodão debate sobre a produção em Mato Grosso

Redação Leiagora

O X Encontro Técnico Algodão acontece no Hotel Gran Odara em Cuiabá/MT. O evento é realizado pela Fundação MT, juntamente com parceiros, e segue até sexta-feira (31). O Encontro é destinado aos produtores rurais, agrônomos e pesquisadores, com o objetivo de fomentar debates para toda cadeia produtiva do algodão sobre assuntos que interferem na produção da cultura.

Durante o evento, foi confirmado que, pelo segundo ano consecutivo, a relação do preço e da demanda do algodão caminha favorável para os cotonicultores brasileiros, especialmente para os que plantam no estado de Mato Grosso, pois é de onde vem 72% das exportações do Brasil. Esses números deverão continuar para a próxima safra (18/19), já que a demanda pelo produto está aumentando.

Além disso, nos últimos anos a demanda aumentou mais do que a produção, e isso possibilitou que os produtores reduzissem o endividamento por conta de perdas de produtividade, o que são ocasionadas pela infestação de pragas e pela seca. Vale lembrar também da questão da capitalização dos que investiram em tecnologias e maquinários. Outro ponto tratado no evento é a garantia da qualidade da pluma, além de produzir algodão que atenda a demanda do mercado mundial.

O painel do encontro aponta que a safra 17/18 de algodão deve totalizar mais de 2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de quase 30% em comparação à safra anterior. Essa produtividade histórica representa, segundo especialistas, a eficiência do trabalho no campo e do uso eficaz de tecnologias agrícolas. A expectativa do setor é da produção continuar aumentando e o avanço da posição do Brasil no ranking de exportadores, que atualmente perde somente para a Austrália e para os Estados Unidos.

Especialistas de diversas áreas, entre elas, economia, doenças, pragas e biotecnologias, apresentam informações sobre a safra 17/18 e as expectativas para a próxima safra 18/19. Mais de 300 pessoas participam do evento. Outras informações, acesse a página da Fundação MT.

   

Direto da Redação, Laura Arruda com assessoria do evento

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet