Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:24:09
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

01/09/2018 às 13:00

Porcos crescem melhor ouvindo música clássica

Redação Leiagora

Uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade de São Paulo (USP) mostrou que porcos crescem melhor quando ouvem música clássica do compositor Johann Sebastian Bach.  A pesquisa é de Érica Harue Ito, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Os resultados mostram que os suínos que ouviram a música apresentaram um comportamento menos agressivo do que o grupo de controle. Além disso, eles ganharam mais peso comendo a mesma quantidade de ração que o grupo de controle.

Segundo a pesquisadora, os porcos são animais sencientes, ou seja, são capazes de ter sentimentos de forma consciente, assim como o ser humano. Essa capacidade pode ser vista em várias outras de espécies de animais, tanto nos de companhia, como cães, gatos e pássaros, quanto nos de criação, como vacas, aves e peixes. Outras pesquisas sobre o assunto mostram que há benefícios, como diminuição de estresse e aumento de produtividade em criações de animais.

Mas por que música clássica? Érica explica que escolheu a música por causa da bibliografia científica na área. As pesquisas utilizadas como referência já haviam avaliado a técnica em criações em ambientes fechados. O diferencial da tese de Érica é avaliar os resultados em porcos criados em campo aberto. ?Se eu tivesse encontrado pesquisas com outros gêneros musicais teria utilizado! Mas a minha tese é uma peça de um quebra-cabeça, há muito para ser desenvolvido?, explica a cientista.

A pesquisa foi feita com os animais divididos em duas baias. Um grupo ouvia a música, enquanto o outro não. Aqueles que estavam expostos à música apresentaram uma diminuição dos comportamentos caracterizados como agonísticos, como brigas e perseguições. Além disso, os porquinhos passaram a brincar e interagir positivamente mais vezes. Os animais ficaram ouvindo a música por um mês, e a pesquisadora coletou os dados a cada hora, monitorando também a temperatura dos animais para verificar se estavam doentes.

Os resultados também mostram outro fator interessante para o produtor. Os porcos que ouviram a música ganharam mais peso consumindo a mesma quantidade de ração que o outro grupo. Essa economia, mesmo que pequena, pode ter um impacto em toda a produção. Ainda não se sabe exatamente no que a música influencia, porém é um assunto a ser pesquisado. Érica reforça que os animais têm sentimentos e isso se reflete em seu comportamento. A pesquisadora também espera que os resultados cheguem aos interessados. ?Penso que é interessante dizer que as pesquisas não devem ser feitas para ficarem engavetadas, devem ser feitas para a sociedade utilizar?, disse.

A tese Enriquecimento sensorial do ambiente buscando o bem-estar de suínos foi defendida em fevereiro deste ano e orientada pela professora Késia Oliveira da Silva Miranda. O resumo pode ser acessado em neste link.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet