Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:00:18
informe o texto

Notícias / Política

31/08/2018 às 15:43

TSE julga registros de candidaturas à Presidência

Redação Leiagora

Está ocorrendo, neste momento, a Sessão Plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que julga as candidaturas à Presidência da República. Dentre elas está o registro de candidatura do ex-presidente Lula. A ministra Rosa Weber está presidindo a sessão.

Lula pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, já que foi condenado em segunda instância. A defesa do ex-presidente está usando o parecer do comitê da ONU alegando que o candidato tem direito a fazer campanha e concorrer.

A corte já debateu o pedido de impugnação de registro da chapa de Alckmin (PSDB), feito pela chapa de Henrique Meirelles (MDB). Falaram as defesas de ambos os lados e a Procuradoria Geral da República. O relator do caso Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, deu parecer favorável à candidatura de Geraldo Alckmin, que foi seguido pelos demais ministros da corte, aprovando o registro da chapa por unanimidade.

A coligação PT-PCdoB- PROS, chamada "O Povo Feliz de Novo" foi considerada pelo ministros apta à concorrer. Também foi aprovado o registro de candidatura à vice-presidente de Fernando Haddad (PT), que pode assumir o lugar de lula como cabeça da chapa caso o ex-presidente não possa concorrer.  A defesa de Lula deve argumentar que a corte tem apressado os prazos para julgar a situação do candidato. Desde o registro, sua candidatura já sofreu 16 contestações. Caso o TSE prossiga com o julgamento e acade rejeitando a candidatura, os advogados do ex-presidente deverão apelar para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Direto da Redação, Bárbara Muller. 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet