Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:28:38
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

31/08/2018 às 17:44

?Decisões políticas afetam diretamente o agronegócio e a economia?, afirma William Waack

Rafael Costa

O último dia do ?X Encontro Técnico de Algodão?, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), nesta sexta-feira (31), contou com a participação do jornalista William Waack, que realizou uma palestra sobre o atual ?Cenário Político e Econômico Nacional?. O evento, direcionado para aos produtores rurais, engenheiros e técnicos agrônomos (devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - Crea), contou com a participação de mais de 300 inscritos, de acordo com os organizadores.

O presidente da Fundação MT, Francisco Soares, durante entrevista a equipe do LTV, explicou que a escolha pela capital mato-grossense para sediar o evento foi devido a sua logística.

?Cuiabá é uma cidade que é um polo do agronegócio, nós vínhamos realizando este encontro em outras localidades no interior do Estado, mas sempre em Mato Grosso, que é o polo cotonicultor do Brasil. A escolha de Cuiabá deu-se devido a sua localização, logística e após uma pesquisa de satisfação dos eventos anteriores. Observamos a necessidade de ampliar o nosso evento e receber mais pessoas?, disse Francisco.

Fazendo um alerta sobre o tema política e economia, William Waack disse que o assunto poderia causar ?indigestão? aos presentes, caso sua palestra fosse realizada após o almoço, referindo-se que o assunto

?Falar de política e economia no Brasil hoje, em geral é alertar as pessoas para as difíceis decisões que teremos que tomar, que, de uma forma ou de outra, irá causar muita dor e sofrimento. Não só no ponto de vista da política, que é o grande ?nó? do país hoje, mas também pelo impacto que as decisões políticas têm sobre o funcionamento do agronegócio e a economia?, comentou o jornalista.

Indagado sobre ?como a questão política irá afetar o setor do agronegócio?, Waack disse que é possível que o Brasil seja direcionado a um retrocesso econômico, onde todos os brasileiros serão afetados, seja do agronegócio ou não.

?No caso do agronegócio especificamente, é preciso que o novo governo brasileiro veja qual é o papel do Brasil no mundo. Nosso agronegócio tem uma força como item de exportação das mais relevantes. É preciso colocar corretamente o Brasil nas cadeias produtivas globais e criar-se acordos de comércio global, estas iniciativas são essenciais para sobrevivência do nosso agronegócio?, finalizou o palestrante.

https://www.youtube.com/watch?v=fJItA5VzjAc&feature=youtu.be

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet