Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:17:47
informe o texto

Notícias / Geral

03/09/2018 às 06:58

Bairro Santa Cruz I recebe mais de 2 km de pavimentação

Redação Leiagora

A Prefeitura de Cuiabá segue avançando com seu planejamento de universalização da pavimentação ao longo das comunidades da Capital mato-grossense. Com a meta de alcançar a marca de 600 quilômetros da malha viária da cidade, o Município finalizou, nesta semana, mais uma obra lançada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, há pouco mais de um ano. Desta vez, o trabalho de asfaltamento foi concluído no bairro Santa Cruz I, situado na região Leste. No total são mais de 2,8 quilômetros concluídos, atendendo mais de 12 vias da localidade.

A ação de melhoria na infraestrutura faz parte do programa ?Minha Rua Asfaltada? que, desde sua implantação ? em 2017, tem atendido dezenas de comunidades das diferentes regiões do município. No Santa Cruz I, todas as etapas foram executadas por meio de mão de obra direta da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Além da pavimentação, a atuação no bairro contemplou os serviços de construção da rede de drenagem e terraplanagem.

?Esse é mais um compromisso que estamos cumprindo com a população cuiabana. Temos uma meta ousada e estamos no caminho correto para alcançá-la. É importante destacar que é um asfalto de qualidade, que vai durar por muitos anos. Essa é uma exigência da nossa gestão, pois não queremos que um sonho de milhares de pessoas se torne um pesadelo por falta de cuidado na execução da obra. No Santa Cruz I, estive presente em algumas oportunidades, acompanhando o trabalho e verificando a qualidade. Isso foi feito pensando em entregar para cidadão aquilo que a Prefeitura pode oferecer de melhor?, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A partir de agora, os operários passam a trabalhar na edificação dos meios-fios e sarjetas das últimas ruas cobertas com a capa asfáltica. Apesar de ser um trabalho de pequeno porte, a construção de ambas as estruturas são de fundamental importância para o prolongamento da vida útil do asfalto. A primeira é responsável por eliminar qualquer possibilidade de erosão nas laterais da via. Já a segunda, tem papel fundamentação no auxílio do escoamento eficiente da água sobre o asfalto.

?Em todas as nossas obras procuramos dar a devida atenção a cada uma das etapas. Às vezes, existem serviços que não são vistos, por algumas pessoas, como de grande relevância, mas acabam interferindo diretamente na durabilidade da malha viária. A criação das sarjetas, por exemplo, facilitam a chegada da água até a galeria pluvial, evitando um acúmulo que prejudique a qualidade do asfalto. Assim como a terraplanagem colabora para a estabilização do solo e a escolha do tipo de revestimento correto também possui sua importância no resultado final?, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

O programa

Com pouco mais de um ano e cinco meses de implantação, o programa ?Minha Rua Asfaltada? se consolidou como uma grande ação de infraestrutura da Prefeitura de Cuiabá. A medida tem democratizado o benefício da pavimentação, universalizando a prestação do serviço e ampliando para as localidades mais afastadas da região central da Capital. Até o momento são cerca de 30 bairros atendidos pelo programa e um total de 180 quilômetros de malha viária alcançada, entre obras concluídas, em execução e em processo de licitação.

O número está dentro do planejado pelo Município, que pretende chegar até o ano de 2020 com, pelo menos, 600 quilômetros executados. Para isso, o Executivo não tem medido esforços, tanto para finalizar as obras já iniciadas quanto para agremiar mais recursos e ampliar a quantidade de comunidades contempladas. O andamento das atividades é acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Obras Públicas que, como parte das ferramentas de controle, elabora periodicamente um relatório de execução.

Direto de Cuiabá, Secom

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet